Nesta quinta-feira (12), Flamengo e Bahia definirão quem avança para as semifinais da Copa do Brasil 2024. Quem passar, enfrenta o Corinthians, que bateu o Juventude ontem, por 3 a 1. O duelo começa às 21h45, no Maracanã. É a terceira vez que o Rubro-Negro enfrenta o tricolor baiano na história da competição.
Nos dois duelos anteriores, o Flamengo levou a melhor. O primeiro embate aconteceu em 1990, ano em que o Rubro-Negro conquistou pela primeira vez o torneio. Na ocasião, também nas quartas de final, um empate por 1 a 1 em Salvador e uma vitória por 1 a 0, em Juiz de Fora–MG, deram a classificação para o Mais Querido.
➕Flamengo x Bahia: Hernane acredita num jogo bem disputado
Uma década depois, em 2000, as equipes voltaram a se encontrar na competição, desta vez pelas oitavas, mas com o final sendo o mesmo. No jogo de ida, o Mengão venceu, fora de casa, por 3 a 1. No Maracanã, um empate por 1 a 1 garantiu o avanço do Mais Querido.
O Bahia nunca chegou às semifinais da Copa do Brasil, enquanto o Flamengo busca o pentacampeonato, participando das últimas duas finais, sendo campeão em 2022. Outro tabu, que envolve as equipes, está relacionado com o técnico do time baiano. Desde que se tornou treinador, Rogério Ceni nunca venceu ou sequer empatou contra o Mengão.
Técnico Rogério Ceni enfrentou o Flamengo 13 vezes e perdeu todas
Ceni teve uma passagem vitoriosa pelo Flamengo. Em 2020, conquistou o último Campeonato Brasileiro vencido pelo Rubro-Negro. Além disso, foi campeão carioca e da Supercopa de 2021. No entanto, ao enfrentar o Mais Querido, o desempenho do treinador é bem diferente.
No total, Rogério disputou 13 partidas contra o Flamengo, sendo derrotado em todas. A última delas foi pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil, no qual o Fla venceu por 1 a 0 o Bahia, com gol de Bruno Henrique. Ceni também enfrentou o Fla quando esteve no comando do São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro.