Flamengo x Atlético-MG será último confronto no Maracanã antes de pausa
O duelo decisivo desta quarta-feira (13) contra o Atlético-MG, que vai decidir quem avança às quartas de final da Copa do Brasil, será o último antes de o Maracanã fechar as portas por 16 dias.
No início de julho, o Consórcio Maracanã emitiu nota informando que devido ao “excessivo número de jogos em um curto espaço de tempo”, Flamengo e Fluminense, gestores do estádio, retirariam três partidas do local.
Leia Mais: Especulado no Flamengo, volante argentino fica perto de fechar com outro clube brasileiro
Assim sendo, Flamengo x Coritiba (16/07), Flamengo x Juventude (20/07) e Fluminense x Bragantino (24/07) foram remarcados para outros gramados.
Ainda segundo o comunicado, como as vendas dos ingressos das partidas Fluminense x Ceará e Flamengo x Atlético-MG já haviam sido comercializadas em sua totalidade, a paralisação teve que ser marcada para iniciar no próximo dia 14/07.
O Maracanã deve reabrir suas portas para o duelo entre Flamengo e Atlético-GO, no dia 30 de julho. Já o Fluminense voltaria ao palco no dia 6 de agosto, diante do Cuiabá.
Flamengo mandará os jogos em Brasília
O Flamengo já tem data para retornar a Brasília. Por causa da manutenção no gramado do Maracanã, o Rubro-Negro optou por mandar as partidas contra Coritiba e Juventude no Estádio Mané Garrincha. As partidas ocorrerão nos dias 16 e 20 de julho, respectivamente. A CBF confirmou a alteração do local das partidas na noite dessa sexta-feira.
O retorno do Flamengo a Brasília ocorrerá pouco depois de dois meses após a última passagem pela cidade. Em 8 de maio, o Rubro-Negro enfrentou o Botafogo, em clássico válido pelo Brasileirão. Na ocasião, o Alvinegro venceu a partida por 1 a 0.
Excesso de jogos no estádio foi parar na Justiça
Recentemente, o Maracanã esteve em meio a uma polêmica e um imbróglio judicial. O Vasco, que havia utilizado o estádio contra o Cruzeiro, pediu para usar o local diante do Sport, e a resposta foi negativa. O Cruz-Maltino fez um pedido por reconsideração, que foi novamente negado,
Diante deste cenário, o clube da Colina acionou a Justiça e conseguiu uma liminar para que enfrentasse o Sport no local. O Flamengo, então, recorreu, mas não obteve um parecer favorável. Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, fez críticas públicas à decisão judicial.
“Considero um absurdo inadmissível que vamos ter um prejuízo enorme no gramado que colocamos lá por causa de uma decisão que não observou tudo isso. Nunca o Vasco e o Botafogo foram proibidos de jogar no estádio, mas o contrato de permissão de uso é muito claro de que a prioridade é dos clubes que fazem a gestão do estádio, dos clubes que tem a sua programação para jogar no estádio”, disse, em evento no CT do Tricolor.
Confira a nota na íntegra divulgada pelo Consórcio Maracanã
A nota abaixo, assinada pelo Consórcio Maracanã, divulgada no último dia 6 de julho, comunica a pausa de eventos no estádio por duas semanas. Confira:
“O excessivo número de jogos no Maracanã em um curto espaço de tempo – até o próximo dia 13/07 serão cinco partidas em 11 dias (dia sim, dia não) – e também as orientações e laudos técnicos dos responsáveis pelo gramado, obrigaram Flamengo e Fluminense, gestores do Maracanã, a retirar três partidas do estádio.
O objetivo é manter a excelência do campo para a fase decisiva da temporada.
Considerando que as vendas dos ingressos das partidas Fluminense x Ceará e Flamengo x Atlético-MG já foram comercializadas em sua totalidade, a paralisação terá início no próximo dia 14/07.
Com isso, os jogos Flamengo x Coritiba (16/07), Flamengo x Juventude (20/07) e Fluminense x Bragantino (24/07) serão remarcados para outros locais.
Vale lembrar que Flamengo e Fluminense fizeram um investimento de R$ 4 milhões para a implementação do novo gramado híbrido (com durabilidade média de 50 jogos por temporada), que vem respondendo de forma satisfatória.
Em 2021, o Maracanã recebeu 70 jogos e houve a necessidade de oito trocas parciais de gramado, paralisações e diversas intervenções pontuais. Este ano, não haverá necessidade de nenhuma troca ou intervenções, sendo suficiente apenas um período de descanso em função do calendário.
Comunicação Maracanã“