Flamengo x Atlético-MG: relembre o 'dia do inferno' na Copa do Brasil 2022

Atualizado: 26/11/2024, 11:45
Gabigol com cartaz escrito "Bem vindo ao Inferno", com um frango sendo assado, em referência à eliminação do Atlético-MG.

Flamengo e Atlético-MG formam uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil. As equipes se enfrentarão mais uma vez em um confronto decisivo, desta vez na final da Copa do Brasil. O Mundo Bola relembra em uma série de reportagens os duelos marcantes entre as equipes. A quinta e última delas é sobre o encontro na Copa do Brasil 2022.

Antes da final que começa neste domingo (3), às 16h (de Brasília), Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram três vezes na Copa do Brasil. Foram duas classificações do Rubro-Negro contra uma do time mineiro. O último encontro foi na Copa do Brasil de 2022, com dois jogos marcantes na história do confronto.

Flamengo x Atlético-MG: relembre os confrontos em 2006 e 2014 na Copa do Brasil

Nas oitavas de final do torneio, o Flamengo encarou o Atlético-MG no Mineirão no primeiro jogo. Um jogo que caminhava para encaminhar a classificação do time mineiro ainda no jogo de ida, mudou completamente com a importante contribuição de um Garoto do Ninho.

Atlético-MG 2×1 Flamengo – Copa do Brasil 2022: Lázaro crucial para campanha vitoriosa

Após ser derrotado por 2 a 0 para o Atlético-MG no Brasileirão, o Flamengo voltou a enfrentar o adversário no meio da semana, em 22 de junho de 2022, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Mineirão. E logo no início, o roteiro parecia que seria tão desagradável quanto ou mais.

Hulk abriu o placar aos 7 minutos, encobrindo Diego Alves, que saiu mal do gol. O atacante do Atlético-MG foi o destaque da partida, e contribuiu para o segundo gol da equipe, aos 10 minutos da segunda etapa, cruzando para Ademir ampliar. O resultado deixava o time mineiro confortável para o segundo jogo.

O Rubro-Negro ficou mais tempo com a bola, mas era pouco efetivo e oferecia pouco perigo à meta atleticana. No entanto, Rodinei, que fez ótima temporada em 2022, encontrou Lázaro, atualmente no Palmeiras, que desviou e diminuiu, deixando o confronto em aberto para o segundo jogo.

Na saída de campo, a histórica entrevista de Gabigol foi o gatilho para que a torcida do Flamengo criasse uma das atmosferas mais marcantes nos últimos tempos no Maracanã. “Quando eles forem para lá vão conhecer o que é pressão e o que é inferno”, disse o jogador.

Flamengo 2×0 Atlético-MG – Copa do Brasil 2022: ‘Não mataram, vieram para o inferno, e a gente os matou’

Impulsionado pela atmosfera espetacular feita pela torcida, que criou um ‘inferno’ para receber o Atlético-MG, o Flamengo venceu com show de Arrascaeta e avançou para as quartas de final. O Mengão foi dominante em quase todo o jogo e o placar de 2 a 0 foi pouco para o ritmo que o time colocou sobre o rival.

Mais de 68 mil torcedores lotaram o Maracanã e criaram um ambiente extremamente hostil para o adversário, que claramente sentiu e não conseguiu performar.

Foi ataque rubro-negro contra defesa atleticana, que foi furada nos minutos finais do primeiro tempo. Pedro disputou com Allan, que atualmente está no Flamengo, ganhou o combate e serviu com muita categoria para Arrascaeta, que se esticou para tocar na saída de Everson e igualar o confronto na soma dos placares.

No segundo tempo, o Mengão insistia em pressionar e aproveitou o nervosismo do Atlético para fazer o gol da classificação. Após se complicar na saída de bola, Júnior Alonso fez falta na lateral da área. Na cobrança, Arrasca cabeceou e fez o segundo, explodindo o Maracanã.

O Rubro-Negro continuava em cima e a situação ficou ainda mais confortável quando Alonso foi expulso. O ambiente e a atuação massiva da equipe não deram chances para o Atlético-MG e o Mengão conseguiu a classificação.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.