Flamengo volta ao Ciudad de Lanús após 14 anos: relembre o último duelo

Atualizado: 18/02/2026, 11:08
Ronaldinho dá passe com a perna esquerda durante Lanús x Flamengo

O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (19), em Buenos Aires, para encarar o Lanús pela ida da Recopa Sul-Americana. O palco do jogo traz lembranças de um Rubro-Negro bem diferente: a única vez que o time visitou o Estádio Ciudad de Lanús foi em 2012, quando a estratégia era a sobrevivência através da retranca.

➕ Recopa Sul-Americana: Conmebol define uniformes para os jogos entre Flamengo e Lanús

Naquela ocasião, pela fase de grupos da Libertadores, o técnico Joel Santana escalou uma equipe com quatro volantes (Willians, Maldonado, Airton e Renato Abreu). O time sofreu pressão intensa, viu o Lanús carimbar a trave e viu Ronaldinho Gaúcho fazer um jogo apagado. 

Mesmo assim, abriu o placar no fim do primeiro tempo com o lateral Léo Moura, mas cedeu o empate por 1 a 1 na etapa final. Após um cruzamento de Júnior César que atravessou toda a área, Léo Moura apareceu livre no segundo pau para colocar o Mengão em vantagem.

O Flamengo tentou administrar a vantagem no segundo tempo, mas parou de atacar totalmente. A resistência durou até os 29 minutos, quando Pavone serviu Carranza, que finalizou sozinho para empatar. O Rubro-Negro ainda teve duas chances claras com Bottinelli no fim, mas o empate persistiu. 

Se em 2012 o empate foi comemorado como uma vitória tática de um time limitado, em 2026 o Flamengo de Filipe Luís desembarca na Argentina como o atual campeão brasileiro e do continente. O elenco atual, que conta com nomes como Lucas Paquetá e Arrascaeta, entra em campo com o objetivo de impor o jogo e voltar ao Rio de Janeiro com uma vitória. 

O duelo da Recopa serve para o Flamengo tentar encaminhar o título e, além disso, melhorar o retrospecto na casa do adversário. 

Flamengo finaliza preparação para enfrentar o Lanús

Nesta quarta-feira (18), Filipe Luís comanda o último treinamento do Flamengo antes de disputar a ida da Recopa contra o Lanús. A atividade será na Casa Amarilla, CT do Boca Juniors, e o treinador vai utilizar o treino para definir a escalação titular do confronto. 

Filipe não conta com quatro jogadores na lista de relacionados: Jorginho, Wallace Yan, Saúl e Plata. Os dois primeiros se recuperam no departamento médico, Saúl se recupera de cirurgia e Plata está suspenso. 

Assim, um possível Flamengo para encarar o Lanús é: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta e Paquetá; Cebolinha e Pedro.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.