A quarta-feira (15) é de Flamengo, e vai ser muito difícil para os torcedores viverem o dia sem pensar na partida. O jogo é uma das últimas coisas que vai acontecer, mas os rubro-negros vão passar a data na ansiedade pelo jogo decisivo pela Copa Libertadores.
Horário e onde assistir Flamengo x Bolívar
O ‘Dia D’, na verdade, é noite, com a partida se iniciando às 21h30 (Horário de Brasília). Flamengo x Bolívar será vai passar em televisão aberta, com o time tentando se manter vivo no torneio continental na TV Globo. Além disso, o streaming da Paramount Plus também vai passar o jogo.
➕Alô, Flamengo: vidente prevê resultado de Millonarios x Palestino
Andres Matonte apita confronto
A arbitragem do jogo foi definida e o dono do apito é Andres Matonte. Trata-se de um juiz polêmico, principalmente no imaginário do flamenguista. Isso porque Andres apitou o jogo de volta da Recopa 2023, quando o Flamengo foi vice para o Del Valle no Maracanã.
Andres deixou de marcar um pênalti após chute de Gabigol parar no braço do zagueiro. Mesmo sendo chamado pelo VAR, ele revê a jogada, mas conclui que a ação faltosa não aconteceu. Ele ainda parou muito o jogo, picotando a partida e distribuindo cartões amarelos.
Fla jamais perdeu para bolivianos jogando em casa na Libertadores
Um bom dado para o torcedor se apegar é o retrospecto contra bolivianos em casa. O histórico contra o Bolívar não é dos melhores, mas na competição, o clube jamais foi derrotado por um time da Bolívia jogando no Rio de Janeiro.
São sete jogos, sendo seis vitórias do Mengão e um empate. No entanto, o placar igualado foi justamente contra Bolívar, em 2014, e o Mais Querido precisa conquistar a vitória para seguir vivo.
- 30/10/1981 – Flamengo 4×1 Jorge Wilstermann – Maracanã
- 22/04/1983 – Flamengo 7×1 Blooming – Maracanã
- 03/06/1983 – Flamengo 5×2 Bolívar – Maracanã
- 18/04/2007 – Flamengo 1×0 Real Potosí – Maracanã
- 01/02/2012 – Flamengo 2×0 Real Potosí – Engenhão
- 12/03/2014 – Flamengo 2×2 Bolívar – Maracanã
- 11/04/2019 – Flamengo 6×1 San José de Oruro – Maracanã
Goleiro do Bolívar sofreu seis gols do Flamengo no Maracança
O último confronto do histórico acima, aliás, guarda uma curiosidade muito interessante. Na goleada por 6 a 1 sobre o San José de Oruro, o goleiro da equipe adversária era o mesmo que entra em campo nesta noite. Ou seja, Carlos Lampe chega com um fantasma para exorcizar.
Aquela foi a última vez que Lampe esteve no Maracanã, antes de sua ex-equipe falir. Pelo Bolívar, o arqueiro vai entrar em campo com muitas lembranças ruins na cabeça, e os torcedores rubro-negros esperam que ele viva noite parecida com a de 2019.
Jogadores rivais apontam time ofensivo no Maracanã
O Bolívar não é o líder do grupo à toa. Mesmo com a altitude como aliada em casa, fora dela, foram quatro pontos, como aponta o atacante Chico da Costa. Os jogadores, ao falar sobre o certame no Maracanã, mostram que o time não vai esperar tanto atrás.
“Nosso time tem uma identidade, e a gente busca manter a mesma identidade em qualquer campo. Isso não impede que, caso a gente tenha que se defender para levar o empate para casa, para somar (ponto) de visitante no Maracanã, a gente faça. Mas a ideia é manter o nosso estilo de jogo, que a gente faz em casa. Nosso estilo é assim. É de posse de bola, é de jogar com a bola. Vai ser mais difícil no Maracanã. Mas a gente sempre, não só no Maracanã, vai tentar nunca mudar o nosso estilo”, garante o brasileiro do Bolívar em entrevista ao Coluna do Fla.
No UOL, Bruno Sávio também falou sobre a partida.
“Sabemos da força do Flamengo jogando no Rio de Janeiro. Então a gente sabe que será complicado, mas espero que a gente possa estar em uma noite iluminada e que a gente possa sair com um bom resultado. Vem sendo feito um trabalho, espero que a gente consiga tirar esse rótulo de altitude nas competições internacionais”, diz.
Mengão joga mexido
Ainda sem Pulgar e Bruno Henrique, o Flamengo joga com desfalques. Mas Arrascaeta deve retornar, porém, no banco de reservas. Lorran vem bem e pode ganhar sequência. Veja a provável escalação de Tite:
Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matías Viña); Allan, De La Cruz e Lorran; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro.