Flamengo vence Sporting Cristal por 2x0 na estreia na Libertadores e ameniza crise

06/04/2022, 00:18
Atualizado: 01/11/2023

O Flamengo estreou com o pé direito na Copa Libertadores da América 2022, nesta terça-feira (5). Jogando no Estádio Nacional de Lima vazio, o Rubro-Negro bateu o Sporting Cristal por 2×0 e somou três pontos no grupo H. Apesar da vitória, o Mais Querido não teve boa atuação e apresentou os conhecidos defeitos, tanto atacando quanto defendendo.

Leia Mais: De Rei da América a rebaixado, o Grêmio traz lições valiosas para o Flamengo

Paulo Sousa ativa modo de segurança

Depois dos três dias de ebulição que se seguiram a perda do título do Campeonato Carioca 2022 para o Fluminense, o Mister Paulo Sousa decidiu ousar menos. O português escalou o time em um 4-4-2 clássico com Hugo; Matheusinho, Gustavo Henrique, David Luiz e Filipe Luis; Willian Arão, Thiago Maia, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique.

Com essa formação, o time ficou menos exposto. Como sempre, a ausência de Arrascaeta significou mais dificuldade na criação. Nos 47 minutos iniciais, o Flamengo só ameaçou o goleiro peruano cinco vezes. Andreas Pereira chutou de fora da área no primeiro minuto por cima do gol. Depois disso, o Rubro-Negro só chegou aos 23 minutos, quando Arão desarmou o adversário em saída de bola do Cristal. Dali, Arão acionou Matheusinho, que cruzou para Bruno Henrique marcar. Assista.

Com a vantagem, o Flamengo chegou de novo aos 32 minutos em novo chute de Andreas por cima do gol. Aos 36, foi a vez de Bruno Henrique tentar de fora da área, de novo longe do alvo. A última chance surgiu em uma escapada de Andreas pela esquerda e um cruzamento rasteiro nas mãos do goleiro.

Defeitos conhecidos aparecem na etapa final

Se o primeiro tempo foi de certa forma animador, o segundo tempo apagou todas as boas memórias. Os velhos defeitos do Flamengo de Paulo Sousa apareceram com força. O Rubro-Negro foi um time lento, sem imaginação, dando espaços ao adversário. Só não tomou um gol pois o Sporting Cristal não teve a mínima qualidade para marcar. Mesmo assim, Hugo fez uma defesa salvadora aos 23 minutos.

O Mister Paulo Sousa fez as cinco substituições a que tinha direito. Aos 12 minutos, tirou Filipe Luis machucado e colocou Leo Pereira para a agonia da torcida. Ao mesmo tempo, João Gomes entrou no lugar de Thiago Maia para o meio campo pegar mais. Aos 26, Lazaro substituiu Everton Ribeiro para dar mais mobilidade na criação. Por fim, aos 34, Pedro entrou no lugar de Gabigol e Matheus França substituiu Arão. Nenhuma das alterações mudou dramaticamente o quadro do jogo.

Um chute prensado de Gabigol de fora da área aos 15 minutos foi a primeira finalização do segundo tempo. Depois disso, só o gol, aos 37, quando Lazaro esticou uma bola para Matheusinho, que invadiu a área e bateu cruzado. 2 x 0. Assista.

Vitória ameniza a crise, mas não esconde os defeitos

Paulo Sousa ainda tem muito a fazer. Uma atuação como a de hoje contra um time minimamente qualificado, pode significar uma derrota. O Flamengo segue apresentando os mesmos defeitos do Campeonato Carioca. É lento e sem imaginação para criar e sem pressão na marcação. O Flamengo de 2022 não consegue ser competitivo. Dá a impressão de fazer cada jogo por obrigação. Não há inspiração e sem ela, não se vai a lugar nenhum.

Com a vitória, o Flamengo somou três pontos no grupo H. O próximo desafio do Rubro-Negro acontece no Maracanã, dia 12, contra o Talleres (ARG), de Córdoba. Bruno Henrique foi eleito o melhor do jogo.


Compartilhe