Flamengo vence São Paulo com susto para ser líder do Brasileiro pela 1ª vez desde 2020
O Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 1, nesta quarta (17), no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Luiz Araújo e De La Cruz . Ferreirinha descontou. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a seis pontos em duas rodadas e ocupa a liderança do Brasileirão, o que não ocorria desde 2020. O próximo compromisso do Fla será contra o Palmeiras, domingo (21), no Allianz Parque.
O Flamengo entrou em campo com os desfalques de Luiz Araújo e Arrascaeta, mas com o retorno de Varela. Bruno Henrique e Allan entraram nas vagas deixadas pelo atacante e pelo meia. Antes do jogo, o auxiliar técnico Cesar Sampaio afirmou que todos os jogadores do elenco precisam estar prontos para atuar por causa da quantidade de jogos.
➕Melhores momentos: Flamengo 2 x 1 São Paulo- Campeonato Brasileiro
1º Tempo – Flamengo domina, mas marca apenas uma vez
O roteiro se repetiu. Como em jogos anteriores, o Flamengo controlou as ações do jogo no primeiro tempo, mas não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gols. O Rubro-Negro praticamente não sofreu na defesa e foi presente no campo de ataque. Mesmo assim, saiu do campo com a vantagem mínima de 1 a 0.
A história do jogo começou a ser escrita aos 11 minutos, quando Cebolinha sentiu o tendão de aquiles do tornozelo esquerdo e pediu para sair. No seu lugar, entrou o até então titular Luiz Araújo. Tite passou Bruno Henrique para a esquerda e colocou o Camisa 7 na sua posição natural. Deu super certo.
Aos 19, Luiz Araujo recebeu de Nicolás de la Cruz na quina da área e fez o que sabe fazer de melhor. Cortou para o meio e bateu de perna esquerda. A bola fez um arco antes de bater na trave e entrar. Golaço. Parecia que o Flamengo ia tomar conta do jogo e ampliar, mas não foi isso que aconteceu.
O árbitro Anderson Daronco (RS) parou o jogo a toda hora, como de costume. As faltas em sequência foram irritando os jogadores. De La Cruz perdeu uma grande oportunidade em saída errada da zaga do São Paulo. O chute siu fraco.
A melhor opção seria um passe para Pedro, que aliás vcabeceou por cima uma outra grande chance em cruzamento de Bruno Henrique. Na saída para o intervalo, a torcida do Flamengo apenas pedia que no segundo tempo o Flamengo não perca rendimento, como aconteceu em jogos recentes.
2º Tempo – De La Cruz marca no ínicio, mas final tem susto
Para a alegria da torcida do Flamengo, não houve queda de rendimento. O Rubro-Negro voltou para a etapa final em alta velocidade. O trio de ataque com Luiz Araújo, Pedro e Bruno Henrique achou uma dinâmica bastante interessante, sempre com a ajuda de De La Cruz. A jogada do segundo gol, aos oito minutos foi um belo exemplo.
Pedro roubou a bola na intermediária. Ayrton Lucas conduziu até o interior da área e foi bloqueado. Pedro pegou a sobra e limpou para bater. O goleiro Rafael fez grande defesa, mas a bola sobrou limpa para De La Cruz empurrar para o gol, o segundo dele com a camisa do Flamengo.
O Flamengo poderia ter ampliado antes da metade da etapa final. Pedro deu um balão em Arboleda e quase marcou. Bruno Henrique também teve chances de marcar em chute de fora da área, mas Rafael impediu. A torcida seguiu satisfeita com a intensidade dos jogadores, marcando forte toda posse de bola do São Paulo.
Por volta dos 30 minutos, Tite colocou Gerson e Victor Hugo no lugar de De La Cruz e Bruno Henrique. Por conicidência, aos 34 minutos, o São Paulo chegou ao gol. Allison teve muita liberdade para cruzar da direita e achar o baixinho Ferreirinha livre para marcar de cabeça. Susto no Maracanã.
Nos 20 minutos finais, o Flamengo se segurou enquanto o São Paulo acreditou no empate. O tricolor tentou chegar com bolas altas, mas a defesa rubro-negra conseguiu evitar o pior. A vitória colocou o Flamengo na liderança do Brasileirão, o que não ocorria desde a edição de 2020, por sinal a última que terminou com título do Fla.