Flamengo vence o Vasco e amplia vantagem nas semifinais do Carioca
O Flamengo derrotou o Vasco por 1 x 0 na noite desta quarta-feira (16), no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Carioca 2022, no Maracanã. Com o resultado, o rubro-negro ampliou sua vantagem no confronto. e pode até perder pro um gol de diferença no jogo da volta que ainda se classifica para a final. Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar domingo quem vem (20), também no Maracanã. O gol do Flamengo foi marcado por Gabigol, de pênalti, aos 41 minutos do 1o tempo.
O Flamengo foi a campo no 1o tempo escalado pelo Mister Paulo Sousa com Hugo no gol; linha de três com Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luis, Matheusinho na ala direita e Bruno Henrique na ala esquerda; Arão e Andreas de volantes; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol no ataque. O Vasco repetiu a estratégia do jogo da penúltima rodada da Taça Guanabara e manteve as linhas baixas, buscando contra-ataques rápidos com Gabriel PEC. Sem nenhuma finalização no 1o tempo, o plano do treinador Zé Ricardo não funcionou como desejado.
Leia Mais: Preocupação para a volta? Bruno Henrique sente o ombro e é substituído contra o Vasco
Flamengo tem dificuldade para encontrar espaços no início
Com o Vasco fechado e abdicando de jogar, o Flamengo teve 62% da posse de bola na primeira etapa. Mesmo assim, o time de Paulo Sousa não conseguiu finalizar como em outros jogos. Gabigol chutou prensado de dentro da área aos 9 minutos. Depois disso, o rubro-negro só conseguiu finalizar novamente aos 24 minutos, quando em contra-ataque rápido do Flamengo que passou por Arrascaeta e Bruno Henrique, Gabigol bateu cruzado para defesa do goleiro vascaíno.
Aos 35 minutos, Arrascaeta bateu escanteio da esquerda e tentou o gol olímpico. O goleiro defendeu e cedeu novo escanteio. Na segunda cobrança, dessa vez da direita, a bola bateu na mão do zagueiro Anderson Conceição. Com ajuda do VAR, o árbitro marcou pênalti, Após vários minutos de discussão, Gabigol bateu no canto direito do goleiro para fazer Vasco 0 x 1 Flamengo.
Vasco sai para o jogo e Flamengo administra na etapa final
Os dois times voltaram com alterações para o 2o tempo. No Flamengo, Lazaro entrou no lugar de Bruno Henrique, machucado no ombro. No Vasco, Figueiredo substituiu Everton.
Se o ritmo do primeiro tempo foi baixo, o Flamengo conseguiu reduzi-lo ainda mais na etapa final. Filipe Luis explicou a estratégia depois do apito final: “Controlamos o jogo todo. No primeiro tempo, eles não deram um chute a gol. Estamos treinando muito isso. Manter a filosofia ofensiva do clube, mas correr menos riscos. Temos uma defesa muito sólida.”
Veja também: Missão Maracanã: rubro-negros se unem para levar torcedores para ver o Flamengo jogar
E assim foi. A primeira finalização realmente de perigo do Flamengo na etapa final foi aos 34 minutos, quando Marinho (que havia entrado no lugar de Everton Ribeiro aos 27 minutos) chutou para fora de dentro da pequena área. Aliás, o camisa 31 agradeceu a Paulo Sousa por ter entrado na direita do ataque: “Entrei onde eu mais gosto de jogar. Agradeço ao Mister. Eu sei que ainda não tive uma atuação convincente e me cobro por isso. Estou aqui para ajudar.”
O Vasco, por sua vez, se lançou ao ataque no segundo tempo e conseguiu uma série de chances, algumas com até algum perigo. Figueiredo bateu de fora da área para boa defesa de Hugo aos 11 minutos. Raniel tentou aos 13 e Hugo defendeu de novo. Aos 38 minutos, Raniel tentou bicicleta após falha de Hugo em cruzamento, mas jogou para fora.
O técnico Paulo Sousa fez diversas mudanças no time. Aos 14 minutos, Rodinei entrou no lugar de Matheusinho e João Gomes entrou no lugar de Andreas Pereira. Para completar, Pedro substituiu Gabigol aos 37 minutos. O camisa 21 não conseguiu finalizar nos minutos em que ficou em campo.
Depois de 6 minutos de acréscimo, o placar não se alterou e o Flamengo levou uma vantagem ainda maior para o segundo jogo. Filipe Luis revelou como o o time vai entrar no jogo da volta, no domingo: “Vamos encarar o Vasco como um adversário muito difícil. Vamos analisar o jogo de hoje e jogar melhor ainda para chegar à final.”