Nesta quinta-feira (19), o Flamengo enfrentou o Cruzeiro pela 27ª rodada do Brasileirão. Na estreia do técnico Tite, o Mengão venceu o time mineiro por 2 a 0. Os gols do Rubro-Negro no jogo foram marcados por Ayrton Lucas e Pedro.
O Flamengo não começou bem o confronto, mas se encontrou no jogo com o passar do tempo e dominou as ações a partir dos 30 minutos da primeira etapa. Com belo gol de Ayrton Lucas e cobrança de pênalti de Pedro, o Flamengo abriu vantagem rapidamente e não deu chances para o Cruzeiro se recuperar no primeiro tempo.
Leia mais: Flamengo garante bom gramado à Conmebol caso encare o Bragantino no Maracanã
A vantagem permitiu ao Flamengo controlar mais a posse de bola durante a segunda etapa e dominar o ritmo do jogo. O Cruzeiro, por outro lado, praticamente não ameaçou o gol do Mais Querido. O Flamengo terminou o jogo com 60% de posse e oito finalizações .
Com o resultado, o Flamengo chega aos 47 pontos e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O Mengão ainda pode perder a posição e depende do Red Bull Bragantino na rodada, mas está garantido de volta no G4 do torneio.
Como foi Flamengo x Cruzeiro
Flamengo e Cruzeiro começaram a partida buscando o controlar o ritmo do jogo, mas ambas as equipe encontraram dificuldades em manter a posse. Os primeiros 15 minutos de partida foram de muita disputa no meio-campo, e o time mineiro ameaçava mais ao roubar a bola no campo de ataque. E foi assim que criou grande chance aos 16 minutos e obrigou Rossi a fazer grande defesa.
Apesar de ter mais posse de bola, o Flamengo errou muitas passes na saída de bola e facilitou a marcação do Cruzeiro. A primeira chance do Rubro-Negro aconteceu apenas aos 27 minutos, em boa ultrapassagem de Ayrton Lucas que parou em defesa do goleiro Rafael. No entanto, a partida continuou com alternância de posse em função das disputas no meio e poucas chances.
O Flamengo melhorou com ajustes de posição em campo e passou a dominar a partida nos minutos finais. Com maior volume de jogo e a bola mais perto da área do Cruzeiro, o clube abriu o placar aos 39 minutos com gol de Ayrton Lucas. O lateral pegou rebote após cruzamento de Bruno Henrique, driblou os adversário e finalizou com categoria no canto direito.
O Mengão aumentou a intensidade após o primeiro gol e conseguiu se aproveitar do momento instável do adversário. Wesley foi derrubado na área por Neris e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Pedro deslocou o goleiro e deixou o placar em 2 a 0 para o Fla antes do intervalo.
2º tempo
O Flamengo marcou o terceiro gol com David Luiz logo aos 4 minutos do segundo tempo, mas o árbitro assinalou falta do zagueiro no lance e anulou. Pouco depois do lance, o atleta sentiu lesão e precisou ser substituído.
O Mengão conseguiu ter mais o controle da posse de bola durante a segunda etapa e isso deu mais segurança ao time. Já o Cruzeiro, se mostrou muito abatido pelo gols rubro-negros e não conseguiu retomar a intensidade que apresentou na segunda etapa. Assim, não ameaçou o gol do Fla até os 30 do segundo tempo.
Pressionado por seus torcedores no estádio, o Cruzeiro ameaçou pressão ao gol do Flamengo no final do jogo. O goleiro Agustín Rossi, aliás, assustou a torcida rubro-negra ao deixar duas defesas escaparem e dar oportunidade ao time minero. Mas o Mengão seguiu confortável em campo e garantiu mais uma vitória no Campeonato Brasileiro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.