Flamengo vê média de gols sofridos mais que dobrar e preocupa torcedores antes das finais

28/09/2022, 22:30
David Luiz em jogo do Flamengo; zagueiro está com dores musculares e desfalca o Flamengo contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro

O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 3 a 2 nesta quarta-feira (28), no Castelão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa foi a primeira vez que o time tomou três gols em um jogo em mais de três meses, pois a última vez aconteceu na derrota por 3 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, em 11 de junho, pela 11ª rodada.

O resultado no Castelão ligou um enorme sinal de alerta na cabeça dos torcedores do Flamengo. Um mês antes da final da Libertadores (29/10) e duas semanas antes do primeiro jogo das finais da Copa do Brasil (12/10), a defesa do Flamengo, que parecia tão sólida, começa a fraquejar. E os números comprovam.

Leia Mais: Fortaleza 3×2 Flamengo: derrota que liga sinais de alerta para mês decisivo nas Copas

Nos 23 jogos anteriores à vitória de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, o Flamengo sofreu 14 gols. Uma média de 0,6 gols por jogo, ou um gol sofrido a cada dois jogos. Além disso, em 13 jogos, o Flamengo não foi vazado. Nesse período de dois meses e meio, o técnico Dorival Júnior várias vezes elogiou a solidez defensiva do time.

Média de gols sofridos pulou de 0,6 para 1,3 por jogo

O quadro, infelizmente, mudou, pois desde que voltou da Argentina o Flamengo não conseguiu mais repetir as boas atuações no setor defensivo. Desde então, foram seis jogos, mas em apenas um o Rubro-Negro não sofreu gol. Apenas o São Paulo não conseguiu marcar, pois perdeu por 1 a 0 na volta das semifinais da Copa do Brasil.

Nas últimas seis partidas, o Flamengo sofreu oito gols. A média pulou para 1,3 gols por jogo. Na entrevista coletiva após a derrota para o Fortaleza, o treinador Dorival Junior não falou especificamente do setor defensivo, mas fez a ressalva: “O erro individual é o dia, uma situação que o adversário se aproveita. Foram erros pontuais e fizeram com que a gente corresse atrás. Nós tínhamos o controle da partida, com uma partida segura.”

Torcedores e analistas cobram defesa do Flamengo

Na imprensa, os analistas comentaram sobre a má fase dos jogadores de defesa. Santos e Rodinei, mas principalmente Leo Pereira foram os mais criticados. O lateral chamou atenção pela má forma física. Renato Maurício Prado, do UOL e do Canal Ilan e Renato, afirmou: “O Dorival deveria ter barrado o Rodinei. Como ele aparece gordo daquele jeito depois de dez dias sem jogar?”

Nas redes sociais, Leo Pereira e Santos também receberam críticas. O goleiro mais uma vez rebateu uma bola, que proporcionou o terceiro gol do Fortaleza. No Fla x Flu da 27ª rodada, Santos também falhou ao não segurar bola que originou o pênalti em German Cano.

Leo Pereira, que vinha tendo boas atuações, falhou no segundo gol ao deixar Galhardo passar sem dar combate. No terceiro gol, foi também Pereira que ficou sozinho no meio da área e deu condição de jogo a Caio Alexandre, que marcou o gol do Fortaleza.


Partilha