Flamengo x Vasco: entorno do Maracanã terá milhares de policiais

02/02/2024, 09:25
Carros da polícia militar no entorno do Maracanã; PM prepara esquema de segurança para Flamengo x Peñarol e outros jogos de Libertadores na cidade

Flamengo e Vasco farão o primeiro clássico carioca da temporada neste domingo (4), no Maracanã, e as autoridades traçam planos para evitar casos de violência. Nesta quinta-feira (1), líderes de organizadas se reuniram com a Polícia Militar e com a Federação de Futebol do Estado do Rio Janeiro (FERJ) e foram informados dos protocolos para a segurança, que contará com mais de 2 mil agentes das forças.

Com 45 mil ingressos vendidos, a projeção de público das autoridades para o clássico é de 65 mil pessoas. Assim, a PM comunicou às organizadas mudanças para evitar cenas como as que ocorreram em março do ano passado, que fizeram a torcida única ser cogitada no Rio de Janeiro. A informação é do jornalista Alexandre Araújo, do “UOL”.

➕:Flamengo faz Band ter raro ibope contra Sampaio Corrêa

As torcidas do Vasco não poderão fazer concentração nos arredores de São Januário antes do clássico. Isso porque as autoridades alegaram que membros de organizadas punidas poderão comparecer e ocasionar problemas.

Além disso, a Polícia Militar só fará escoltas para grupos a partir de 150 pessoas e pode punir torcidas que façam o pedido sem cumprir o requisito. O objetivo é aumentar o efetivo de policiais nos arredores do Maracanã. Integrantes de 27 batalhões irão participar do protocolo de segurança.

Há debate também sobre possível confusão e problemas no transporte com trens da Supervia. As estações já foram pontos de conflitos e estarão com fluxo de pessoas acima do natural em dia de jogos. Além do clássico, o Rio terá ensaio na Marquês de Sapucaí e show do Zeca Pagodinho no Nilton Santos.

Entretanto, a PM afirmou estar acostumada a organizar segurança de eventos simultâneos na cidade. O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) garantiu que está realizando mapeamento nas redes sociais para identificar possíveis locais de brigas.

Punidas após briga do último ano, Jovem Fla e Raça Rubro-Negra não participaram da reunião, assim como Força Jovem e Ira, do Vasco. Segundo Alexandre Araújo, as seis organizadas do Flamengo presentes foram: Império Rubro-Negro, Roots, Falange, Nação 12, Urubuzada e Fla Manguaça.

Flamengo inicia preparação para enfrentar o Vasco

O elenco do Flamengo volta aos treinos nesta sexta-feira (2) e inicia preparação com o técnico Tite para enfrentar o Vasco. Após vitória sobre o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (31), em Belém, os jogadores receberam a quinta-feira de folga. Dessa forma, terão duas sessões de treino focadas 100% no clássico.

Tite tem força máxima para a estreia no Maracanã em 2024. Assim, a tendência é que escale o time que indicou ser o titular. A única dúvida é em relação a titularidade de De La Cruz ou Luiz Araújo. O uruguaio foi titular nos últimos dois jogos e foi bem, mas o treinador não confirmou quem estará no 11 inicial.

Portanto, a provável escalação do Flamengo é: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; De La Cruz (Luiz Araújo), Cebolinha e Pedro.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.