Flamengo vai promover torneio de futebol feminino de base no Pará
O Flamengo organizou a realização de um festival de futebol feminino de base em Marabá, cidade do estado do Pará. Com sede na Estação Conhecimento Marabá, o evento contará com competições de futsal e futebol de campo para categorias três categorias e curso gratuito para treinador entre esta sexta e domingo, dias 30 de agosto e 1º de setembro.
Serão contempladas as categorias sub-13, sub-15 e sub-17 tanto para o futebol de salão quanto para o campo. No futsal são permitidas até oito equipes, com limite de seis a 10 atletas por time, enquanto no campo o máximo é de seis equipes e cada uma pode ter de 16 a 20 meninas inscritas. As inscrições estão abertas e são feitas através do email coordenacoes@ndhemaraba.org.br.
➕ 5 perguntas para os candidatos a presidente do Flamengo: Futebol Feminino
O evento faz parte de projeto do Flamengo com patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que tem como objetivo principal estimular a prática e desenvolver o futebol feminino pelo país. A informação da realização do evento foi divulgada primeiramente pelo ‘Portal Canaã’ e confirmada pelo MRN.
As competições acontecerão no sábado (31) e no domingo (1º). Antes, na sexta-feira (30), profissionais de edução física, técnicos e líderes comunitários da região receberão uma aula do módulo do curso de formação de treinadores de forma gratuita.
“O Flamengo, mais uma vez, demonstra seu compromisso com o fomento. Neste primeiro evento, os profissionais que já trabalham a modalidade na região vão poder participar do primeiro módulo do curso de capacitação de treinadores de futebol feminino ministrado fora do Rio de Janeiro por profissionais do clube. Temos certeza de que esse será um marco na região”, disse André Rocha, gerente de futebol feminino do Mais Querido.
Flamengo prometeu aumentar foco no fomento ao futebol feminino após encerrar categorias da base
Em julho, o Flamengo anunciou o fim das categorias sub-15 e sub-17 do futebol feminino e manteve somente a sub-20. Decisão que resultou na saída de atletas do clube e gerou críticas tanto dos familiares das atletas quanto dos torcedores. Na ocasião, o clube justificou a escolha pelo calendário curto e prometeu aumentar empenho em ações para fomentar o esporte.
“Por conta do calendário curto e de poucos jogos, nós redirecionamos nosso projeto de fomento e formação para os projetos sociais, onde vamos conseguir atingir mais pessoas. Temos total ciência que isso será bastante importante para a evolução da modalidade e captação de novos talentos”, afirmou o VP da pasta, Vitor Zanelli.
O evento em Marabá é um exemplo de ações que o Flamengo pode realizar. Mais importante ainda que o festival, é acontecer no norte do Brasil. Isso porque o futebol feminino nacional de clubes é ainda mais concentrado entre sudeste/sul do que o masculino.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.