Flamengo vai precisar ser 100% para garantir 1º lugar na Libertadores
A vitória do Racing contra o Aucas, fora de casa, nesta terça-feira (23) foi um péssimo resultado pelo Flamengo na briga pelo primeiro lugar do Grupo A da Libertadores. Isto porque o Mais Querido agora precisa vencer os três jogos que restam para garantir que terá a mesma pontuação que o Racing.
Com a vitória por 2×1 em Quito, o Racing chegou a 10 pontos em 4 jogos e lidera o grupo. O Flamengo é o segundo com 4 pontos em 3 jogos.
Leia mais: Raio-X do Ñublense: conheça o adversário do Flamengo na Libertadores
O Racing não vencia há cinco partidas, desde o duelo de ida contra o Aucas. Nas últimas cinco partidas, a equipe argentina perdeu quatro e empatou uma, justamente contra o Flamengo.
Se o Racing vencer em casa o Ñublense na última rodada, resultado mais que provável, chegará a 13 pontos. Portanto, o Flamengo só pode igualar essa pontuação se vencer os três jogos que restam. A começar pelo duelo desta quarta-feira, fora de casa, contra o Ñublense.
Mesmo se vencer os três jogos, o Flamengo ainda não depende de si para garantir o primeiro lugar. Isto porque neste caso o desempate contra o Racing acontecerá no saldo de gols. Atualmente o Racing tem saldo de 4 gols e o Flamengo, de 1.
Duas vitórias garantem classificação antecipada ao Flamengo
Caso o saldo de gols seja igual, os critérios seguintes de desempate são o total de gols marcados e o total de gols marcados como visitante. O Racing já marcou quatro gols como visitante; o Flamengo por enquanto fez dois.
O primeiro colocado no grupo tem a vantagem de decidir a classificação nas oitavas em casa, além de ter probabilidade de enfrentar um adversário mais fraco.
Se o resultado do Racing complicou a obtenção do primeiro lugar pelo Flamengo, a classificação para a segunda fase, pelo menos, ficou mais simples. O Flamengo já garantirá a classificação caso vença os dois próximos jogos, restando apenas a definição pelo primeiro lugar na última rodada.