Flamengo vai na base do 'craque se faz em casa' e vence o Racing

Nesta quinta-feira (8), o Flamengo encarou o Racing pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Mengão venceu o time argentino por 2 a 1 . Os gols do Fla na partida foram marcados por Wesley e Victor Hugo, crias das categorias de base do Fla.
Com a necessidade de vencer para não se complicar no torneio internacional, o Flamengo fez bom primeiro tempo e abriu o placar com gol do jovem lateral Wesley. No entanto, a equipe cedeu o empate logo nos primeiros minutos da segunda etapa. O Garoto do Ninho Victor Hugo garantiu a vitória rubro-negra aos 37 minutos do segundo tempo.
Leia mais: Flamengo x Grêmio: como ganhar um par de ingressos para o clássico (11/6/23)
Entretanto, vale ressaltar que o Flamengo teve muitas dificuldades em criar chances para marcar. O Mengão deu sinais de queda física no segundo tempo e os jogadores não conseguiram imprimir um ritmo veloz.
Com o resultado, o Flamengo soma oito pontos e encaminha a classificação, mas segue em segundo lugar no Grupo A da Libertadores. O Racing é o líder e tem dois pontos de vantagem para o Mais Querido. Assim, o Rubro-Negro terá a chance de se classificar em primeiro lugar caso vença a última partida e o time argentino tropece.
Como foi Flamengo x Racing
Precisando da vitória, o Flamengo iniciou a partida em ritmo muito intenso e levou perigo logo nos primeiros minutos. As principais jogadas do Mengão para ameaçar o gol do Racing saíram pelo lado direito, com ótimas ultrapassagens do lateral Wesley. O Fla teve amplo domínio nos primeiros 15 minutos e ficou seguro na defesa, mas não conseguiu abrir o placar.
A partir dos 20 minutos, o Racing encaixou a marcação e criou muitas dificuldades para o Flamengo. Apesar de ainda ter o controle da posse de bola, o Rubro-Negro não conseguiu mais trocar passes curtos no meio-campo. Assim, a solução foi buscar a bola longa, mas sem sucesso.
Sem conseguir trocar passes e com aproveitamento ruim nas bolas longas, o Flamengo precisou de contra-ataque para abrir o placar. Após cobrança de escanteio do Racing, Arrascaeta puxou contra ataque e achou Gerson livre na grande área. O camisa 20 fez cruzamento rasteiro para Wesley abrir o placar do jogo. Primeiro gol do Garoto do Ninho nos profissionais e 1 a 0 Flamengo.
No geral, o Mengão dominou o primeiro tempo e foi melhor por 45 minutos. Apesar do momento com menos intensidade, o time não perdeu o controle da partida e conseguiu abrir o placar em belo contra-ataque.
2º tempo
Assim como em outros jogos que iniciou o segundo tempo com vantagem, o Flamengo diminui o ritmo e viu o Racing empatar o placar. Logo aos 3 minutos da segunda etapa, o paraguaio Martías Rojas recebeu completamente livre no lado direito do ataque e acertou o ângulo do goleiro Matheus Cunha.
O Flamengo claramente sentiu o gol do Racing e não conseguiu retomar o ritmo que apresentou na primeira etapa. Apesar das alterações de Jorge Sampaoli, que colocou Cebolinha e Victor Hugo para dar fôlego ao time, o Mengão continuou com as trocas de passe lentas até os 30 minutos.
Em um jogo lento, onde o Flamengo apresentou a mesma queda de ritmo da outros jogos, os Garotos do Ninho foram decisivos. Aos 37 minutos da segunda etapa, Cebolinha e Pulgar fizeram boa jogada na entrada da área e a bola sobrou no pé de Victor Hugo. O jovem meio-campista dominou, ajeitou o corpo e mandou no canto esquerdo do goleiro do Racing. 2 a 1 para o Mengão.
O segundo gol de um Garoto do Ninho na partida deu números finais ao jogo e garantiu a vitória rubro-negra. Além disso, o 2 a 1 contra o Racing encaminha a classificação do Rubro-Negro para a fase mata-mata do torneio