A notícia que Gabigol recusou proposta e não deve renovar com o Flamengo tomou da tarde desta sexta-feira (28). A diretoria rubro-negra baseou-se na queda de desempenho dos últimos anos e polêmicas para propor somente mais um ano de contrato, o que não agradou o atacante. Critério que a mesma diretoria deixa de lado ao buscar a contratação do meia Marcos Antônio, da Lazio.
Enquanto Gabigol é julgado principalmente pelo que não apresentou em 2023 e na temporada atual, com feitos pelo clube praticamente deixados de lado, dirigentes fazem proposta para meio-campista que não conseguiu se firmar na liga italiana e pouco jogou na temporada 2023/24.
➕ Luiz Araújo se destaca em ranking de melhores reservas do Brasileirão
Marcos Antônio teve muito destaque com a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, entre as temporadas 2018/19 e 21/22. Ao chegar na Itália, no entanto, teve dificuldades para conquistar espaço e fez somente 22 partidas no primeiro ano, sendo 13 como reserva e nove como titular.
O desempenho fez a equipe emprestá-lo para o Paok, da Grécia, onde sofreu lesão muscular logo em sua chegada. Resultado foi que o atleta jogou apenas 17 partidas (7 como titular) e ficou de fora dos últimos jogos da campanha do título do Campeonato Grego.
É lógico que existem outros fatores, como por exemplo o custo que atleta terá ao clube. No entanto, chama a atenção como os critérios parecem ser diferentes.
As temporadas ruins pesam no momento de negociar renovação com o ídolo Gabigol, mas ainda assim o clube tenta contratar atleta pensando no desempenho dos mesmos dois anos atrás.
Comparando as últimas duas temporadas de Marcos Antônio com 2023 e 2024 de Gabigol, o atacante tem grande vantagem de tempo jogado. Enquanto fez 72 jogos e jogou por 3.433 minutos (60′ p/j), o meia entrou em campo 39 vezes e jogou 1.443 minutos (37′ p/j).
Segundo o “ge”, a proposta do Flamengo pelo meia da Lazio é de empréstimo com opção de compra entre 5 e 6 milhões de euros (entre R$ 35,8 milhões e 41,8 milhões), além dos bônus.
A provável saída de Gabigol do Flamengo
Logo após a informação que Gabigol recusou oferta do Flamengo, o empresário do atleta, Júnior Pedroso, deu entrevista para falar sobre a situação. Os dirigentes rubro-negros ofereceram aumento de aproximadamente 50% de salário, mas o contrato de apenas um ano deixou claro para agente e atleta que o clube não tem interesse na permanência.
O próprio presidente Rodolfo Landim deixou isso claro em entrevista ao podcast “Fala, João”, nesta quinta-feira (27). Ele revelou que o clube já tinha feito nova proposta para o atacante, mas que provavelmente não atenderia aos desejos e, se fosse o caso, Gabi poderia deixar o clube ao fim do contrato.
Cenário que parece o mais provável neste momento. Hoje, uma saída no meio do ano é ainda mais provável que um acordo por renovação. Lembrando que o atleta estará livre para assinar pré-contrato a partir desta segunda-feira e já há interessados (Cruzeiro e Palmeiras).
Um final inesperado para quem acompanhou o início da história entre Flamengo e Gabigol. O atacante chegou em 2019 e acumula gols de títulos de Libertadores (2019 e 2022), venceu dois Brasileiros (2019 e 2020) e uma Copa do Brasil (2022) como protagonista. Isso sem contar os outros seis títulos.
Ele foi titular a maior parte de 2023, mas as atuações ruins o fizeram perder a vaga. Já o 2024 foi de polêmicas até aqui: foto com camisa do Corinthians que o fez perder a 10 e acusação de fraude no antidoping. O último caso, aliás, ainda carece de julgamento definitivo no CAS.
O clube a renovação deveria ser no molde de um ano, diferente do acordo verbal de cinco anos firmado em 2023, segundo o empresário. Hoje, Gabigol possui 284 jogos com o Manto Sagrado e 156 gols (6º artilheiro da história).
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.