Flamengo troca de técnico em câmera lenta; relembre dia a dia

30/09/2023, 11:06
Entre a especulação por Tite e a preparação para enfrentar o Bahia, Flamengo trocou de treinador em marcha lenta. Relembre dia a dia

Neste sábado (30), o Flamengo enfrenta o Bahia pelo Campeonato Brasileiro e terá novidade na beira do campo. Com a demissão de Sampaoli na última quinta (28), quem assume o time é o técnico interino Mário Jorge, campeão brasileiro sub-20 nesta temporada. O clube visa Tite para assumir a vaga, mas faz trocas em marcha lenta.

Desde que foi especulada a demissão de Sampaoli até a demissão, chamou a atenção o tempo até a saída do argentino de maneira oficial. Isso porque, antes da decisão, já se falava que o treinador não seguiria para 2024. Além disso, era certo que não ficaria sequer para o restante da temporada caso o Flamengo não vencesse a Copa do Brasil contra o São Paulo. Portanto, relembre o dia a dia até a demissão.

Leia mais: Gerson reencontra Bahia pela 1ª vez após sofrer racismo sem punição

Linha do tempo da saída de Sampaoli do Flamengo

Domingo

No último domingo (24), o Flamengo enfrentou o São Paulo na final da Copa do Brasil. O rubro-negro até saiu na frente, mas sofreu o empate pouco tempo depois, no final do primeiro tempo. Com o placar em 1 a 1, o Mengão foi superado pelo tricolor, que se sagrou campeão do torneio pela primeira vez. Em seguida, na coletiva, Sampaoli falou sobre uma possível demissão.

”Não penso nisso (pedir demissão). Essa avaliação tem que ser do presidente do clube. Sei que cheguei em um clube em crise, que tinha perdido quatro finais. Complicado na Copa do Brasil porque havia perdido contra o Maringá e também contra o Aucas na Libertadores. Tentamos nesses cinco meses para trocar essa realidade. Sem dúvida não aconteceu o que queria, mas, nesses cinco meses, dediquei 24 horas por dia para mudar essa realidade. Mas diferencio muito Libertadores e Brasileiro desta Copa do Brasil. Para mim, Flamengo perdeu a Copa do Brasil injustamente”, afirmou Sampaoli.

Segunda-feira

Logo após a final contra o São Paulo, na segunda-feira, o Flamengo começou a pensar no planejamento para a temporada 2024. De acordo com Fred Gomes, setorista do clube no GE, o nome de Tite era o principal para assumir a vaga de Sampaoli. Nos primeiros contatos, Adenor se manifestou de maneira positiva para treinar o clube, mas manteve seu desejo de só voltar a trabalhar em 2024.

Além disso, surgiu a possibilidade de Jorge Jesus ocupar a vaga de Sampaoli. O treinador estava balançado no cargo após sequência de maus resultados com o Al-Hilal. O português, no entanto, venceu a partida na Copa do Rei Saudita, afastando seu retorno ao Flamengo.

Terça-feira

Mesmo que soubesse de sua demissão, Sampaoli comandou treino pelo Flamengo na terça-feira, na preparação para enfrentar o Bahia. Dessa forma, o argentino viveu impasse similar ao de Paulo Sousa. Na época, o português também treinou a equipe sabendo que não continuaria no cargo, já que o clube pretendia demiti-lo apenas quando houvesse um substituo para a função.

Nesse sentido, com o nome de Tite em foco, o vice-presidente do Flamengo, Rodrigo Dunshee, apagou uma sequência de tweets que criticavam o ex-treinador da seleção brasileira. É importante lembrar que, recentemente, o VP se envolveu em uma polêmica com Eduardo Bandeira de Mello, com uma conta fake que atacava de opositores à nomes da política, como Lula e Alexandre de Moraes.

Quarta-feira

Na quarta-feira, seguiu o drama para os rubro-negros. Enquanto Sampaoli comandou mais um treinamento, o Corinthians demitiu Vanderlei Luxemburgo, após empate na Copa Sul-Americana contra o Fortaleza. Assim, o nome de Tite foi ventilado na equipe paulista, com o Flamengo podendo perder seu nome principal para assumir o cargo.

Quinta-feira

Por outro lado, alívio na agonia dos rubro-negros na quinta-feira. No Corinthians, Mano Menezes foi anunciado treinador da equipe, afastando de vez a possibilidade de um “chapéu” do clube paulista por Tite. Já no Flamengo, Sampaoli comandou outra sessão de treino, mas foi demitido em seguida, no início da noite. Mário Jorge assume como técnico interino.

Então, Sampaoli deixou o Flamengo com 39 partidas, 20 vitórias, 11 empates e 8 derrotas. Sendo assim, um aproveitamento de 60,7%. Aliás, Guillermo Varela parece ter gostado da saída do argentino. O lateral curtiu a publicação da demissão do treinador no Instagram.

Sexta-feira

Por fim, nesta sexta, o reflexo da desorganização do Flamengo. Mário Jorge comandou a sessão de treinos, sendo a única antes de enfrentar o Bahia com o treinador. Em contrapartida, o clube também aceitou postergar a chegada de Tite. Isso porque, caso o treinador aceite de imediato, fará sua estreia contra o Corinthians, na Neo Quimica Arena. Logo, pode esperar até a Data-Fifa para contar com Adenor.


Partilha
Leonardo de Deus
Autor
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.