Flamengo treinará em instalação criada por Luis Suárez
Para encarar o Peñarol, no Uruguai, o Flamengo já chegou ao Uruguai, se instalando em Montevidéu na última terça-feira (24). Para treinar e se concentrar no importante jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores, o time fica no complexo Luis Suárez, criado pelo próprio atacante uruguaio.
O complexo é o mesmo que abrigou o São Paulo na fase anterior. Os paulistas eliminaram o Nacional, e para jogar a partida no Uruguai, a equipe tricolor treinou no Complexo Luis Suárez, se preparando no local para empatar por 0 a 0. No Brasil, o time venceu por 2 a 0 e avançou.
➕Provável escalação do Flamengo: Pulgar ou Léo Ortiz?
O complexo foi batizado de Cidade Esportiva LS, com as iniciais do conhecido atacante uruguaio. A estrutura é de clube profissional e conta com três campos para crianças e três para equipes profissionais. Além disso, um desses campos é um miniestádio, podendo receber até 1500 espectadores. Academia, vestiários e outras áreas, como de alimentação e conveniências.
O planejamento de Luis Suárez se iniciou em 2018, mas a inauguração de seu complexo só aconteceu em 2023, quando o atacante ainda jogava no futebol brasileiro vestindo a camisa do Grêmio.
Luis Suárez quer ter próprio clube profissional
Ao ge, ainda em 2023, o coordenador esportivo do complexo, Danilo Alvez, contou qual o verdadeiro sonho de Luis Suárez e seu propósito com o projeto: “Luis quer ter seu próprio time profissional”.
No entanto, o projeto ainda está engatinhando e não vai acontecer da noite para o dia. Mas o empreendimento já se enquadra como SAD, a SAF uruguaia, e visa alcançar a elite do futebol profissional uruguaio. Mas será preciso galgar partindo da quarta divisão do futebol local.
“É preciso ir passo a passo. O LS já é uma SAD (Sociedade Anônima Desportiva), mas para chegar à elite do futebol uruguaio é preciso começar na quarta divisão. Esse processo pode levar cerca de sete anos e envolve muitas perdas financeiras. Mas, sem dúvidas, o nosso próximo passo é a profissionalização”, conta Danilo.
Flamengo e Peñarol decidem classificação para semifinal da Libertadores
O jogo de volta das quartas da Libertadores acontece na quinta-feira (26), às 19h (horário de Brasília) e pode ser tido como um dia ‘D’ para o Flamengo na temporada, já que o clube se complica no Brasileirão e aposta as fichas nas copas, sendo a continental, a mais importante.
Até porque o Mengão pode se tornar recordista no Brasil, se tornando o primeiro tetracampeão da América no país.
Para a partida, Gabigol volta a ser relacionado, mas deve ficar no banco. Léo Ortiz deve ganhar a vaga de Pulgar e iniciar jogando. Vale lembrar que a equipe precisa reverter o placar adverso de 1 a 0, conquistado pelos uruguaios no Maracanã.