Flamengo tem maior torcida do Ceará, aponta pesquisa

03/05/2024, 17:03
Torcida do Flamengo no Maracanã; mais de 50 mil ingressos vendidos para jogo contra o Bahia

A Nação Rubro-Negra é gigantesca e existem milhares de torcedores do Flamengo espalhados por todo o Brasil. Uma pesquisa feita pelo Instituto Opus demonstrou que a equipe rubro-negra possui o maior número de torcedores no estado do Ceará, estando acima do clube homônimo do território e do Fortaleza.

Durante os estudos, os participantes responderam a seguinte pergunta: “Para qual time de futebol você torce”? O Flamengo ficou em primeiro lugar com 20% das citações, seguido por Ceará (17%), Fortaleza (15%), Corinthians (10%) e Palmeiras (4%).

Time de Messi sonda Di Maria, sonho da torcida do Flamengo

É importante frisar que das 1.700 pessoas que foram entrevistadas pelos pesquisadores, 52% foram mulheres e 48% homens. Também foi informado que a maior parcela de rubro-negros no estado do Ceará é de jovens entre 25 e 34 anos.

Foi relatado ainda, durante a pesquisa, que 45% dos entrevistados possuem escolaridade somente até ensino fundamental e 53% têm renda familiar de no máximo salário-mínimo. Os pesquisadores optaram por abordar pessoas a partir dos 16 anos de idade.

Pessoas acima dos 60 anos que torcem para o Flamengo são minoria

Parece natural que a torcida do Flamengo venha se tornando cada vez mais jovem. Em 2022, o jornal O Globo realizou uma pesquisa para medir as idades entre os torcedores dos quatro grandes do Rio de Janeiro que comprovou o rejuvenescimento da Nação.

Os dados constam que a maior parte dos brasileiros entre 16 e 24 anos torce para o Mengão, sendo responsável pela maior parcela de rubro-negros. A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Opus no Ceará, corrobora este fato.

Isto porque apenas 16% dos entrevistados no estado nordestino acima dos 60 anos de idade, afirmara que torcem para o Flamengo.


Partilha
Gabriel Barbosa
Autor
Sou jornalista, apaixonado por futebol e pelo Flamengo. Um pouco de filosofia e cultura geek não faz mal a ninguém!