Paralimpíada: Flamengo terá representante pela 3ª vez seguida
As Paralimpíadas de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28), e o Mengão terá representante na delegação brasileira. A remadora Diana Barcelos é a atleta do Mengão classificada, o que faz a atual edição ser a terceira consecutiva com atletas rubro-negros.
Referência nos esportes olímpicos e clube brasileiro com mais medalhas em Paris 2024, o Flamengo inicou sua trajetória nos esportes paralímpicos há menos de 20 anos. Em 2008, mesatenista Mário Ribeiro foi o primeiro a representar o clube em competições oficiais. Ele participou de equipe que contava também com Ediomar Souza Jr, mas ambos não chegaram a disputar uma Paralímpiada pelo Fla.
➕ Bahia x Flamengo: venda de ingressos para visitantes começa nesta segunda
A história rubro-negra com as Paralimpíadas começa justamente nos Jogos do Rio 2016, e o destaque está no remo do clube. O esporte fundador é a modalidade que mais levou atletas do Mengão para o torneio. Dois dos três atletas que representaram o clube são remadores.
Vale destacar que o mesmo atleta representou o clube em mais de uma edição. Michel Pessanha, por exemplo, competiu na Rio 2016 e Tóquio 2020. Enquanto Diana Barcelos está indo para a segunda edição após também participar no Japão.
Rio 2016
Remo:
- Michel Pessanha: 1⁰ lugar final B TA Mix2x
Judô
- Karla Cardoso: quartas de final
Tóquio 2020
Remo
- Michel Pessanha: 2⁰ lugar final B PR2 Mix2x
- Diana Barcelos: 4⁰ lugar final B PR3 Mix4
Canoagem
- Caio Ribeiro: 8⁰ lugar VL3 200m e 7⁰ lugar KL3 200m
Agora, a edição das Paralimpíadas de Paris 2024 pode representar uma medalha para o Flamengo. A dupla formada pela rubro-negra Diana Barcelos e o atleta Jairo Klug, que não defende o Fla, é a principal esperança do remo brasileiro nessta edição. Eles foram campeões mundiais em 2017 e 2018 e são os atuais sextos do mundo no double skiff misto PR3*
*PR3 – Remadores com função residual nas pernas que lhes permite deslizar no assento ou ainda atletas com deficiência visual.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.