Flamengo terá primeiro duelo de tricampeões na história da Libertadores

05/07/2023, 15:25
Flamengo e Olimpia voltam a se enfrentar na Libertadores

O Flamengo já sabe seu próximo desafio pela Libertadores. De acordo com o sorteio da Conmebol, o Olimpia é o próximo adversário do Mengão pelas oitavas de final. No entanto, apesar de ser um oponente recente, um aspecto dá “gostinho especial” para o duelo.

Isso porque o Flamengo jogará pela primeira vez contra um tricampeão, tendo vencido também três títulos da Libertadores. Ou seja, será um duelo de gigantes em busca do tetra para ambos os lados. Na fase de grupos, o Mengo não encarou nenhum outro adversário que também venceu a Glória Eterna por três vezes. Inclusive, entre os integrantes do Grupo A, somente o Racing chegou a levantar o troféu da Liberta em 1967.

Leia mais: Bruno Spindel analisa caminho do Flamengo na Libertadores

Dessa forma, o Mengão encara o Olimpia, que venceu a competição em 1979, 1990 e 2002. Por outro lado, o Rubro-Negro dominou o continente em 1981, 2019 e 2022, sendo o atual campeão da Libertadores. Portanto, caso queira colocar um novo patch de vencedor, o Flamengo precisa desbancar o Olimpia pelas oitavas de final para seguir vivo no torneio.

Vale destacar ainda, que o Mais Querido pode alcançar um feito inédito neste ano. Caso siga até a final e vença o título da Libertadores 2023, o Mengão se tornará o primeiro clube brasileiro com quatro títulos da competição. Além disso, a conquista pode ser ainda mais especial: a grande decisão da Glória Eterna acontecerá no Maracanã, casa do Flamengo.

Último jogo entre Flamengo e Olimpia teve chocolate rubro-negro

Apesar de ser um time tradicional na Libertadores, o Olimpia não vive os melhores anos na competição. Dessa forma, os paraguaios acabaram esbarrando no Flamengo em 2021, em uma fase de goleadas do time de Renato Gaúcho. Essa, inclusive, foi a última vez que os clubes se enfrentaram até então.

Na ocasião, o Flamengo não teve pena e atropelou o clube de Assunção: no Paraguai, 4 a 1 para o Mais Querido e já uma boa vantagem encaminhada, porém, na volta, o Mengo não se contentou e aplicou mais uma goleada por 5 a 1. Ou seja, no agregado, o Fla passou de fase por 9 a 2 contra o Olimpia.

Causando arrepios no adversário, o Flamengo terá um desafio diferente neste ano. Isso porque, dessa vez, o Rubro-Negro que fará o jogo decisivo fora de casa, mas as datas ainda não foram definidas pela Conmebol. Caso passe de fase, o Mengão enfrenta o vencedor de Fluminense e Argentino Juniors.