Flamengo terá que ativar modo vingança para ser campeão da Copa do Brasil
O sorteio para as próximas fases da Copa do Brasil aconteceu nesta terça-feira (19). Nele ficou definido que o Flamengo enfrenta o Athletico-PR nas quartas de finais, decidindo a vaga fora de casa. Como o chaveamento já ficou definido até a final, o Rubro-Negro já sabe que precisará se “vingar” de alguns times para ser campeão.
Isso porque, para avançar para a semifinal, o Mengão precisa eliminar o Athletico, time que eliminou o Flamengo da Copa do Brasil duas vezes nos últimos anos, inclusive com um 3 a 0 dentro do Maracanã na temporada passada. Mas diferente do último confronto, desta vez o Flamengo faz o primeiro jogo em casa e decide fora.
Leia mais: Adversário definido: Flamengo já sabe quem vai enfrentar na Copa do Brasil
Caso o Flamengo consiga a classificação, o time comandado por Dorival Júnior provavelmente terá que dar o troco em outro time que o eliminou recentemente. Isso porque o Mengão enfrenta o vencedor de São Paulo x América-MG. Com o favoritismo ao lado do time paulista, o Flamengo deve enfrentar o time que o eliminou da Copa do Brasil em 2020. Naquela ocasião, comandado por Rogério Ceni, o Flamengo perdeu para o São Paulo no Maracanã e no Morumbi.
Do outro lado da chave estão Fluminense x Fortaleza e Corinthians x Atlético-GO. Com a maior probabilidade de uma semifinal entre Fluminense e Corinthians, o Flamengo disputaria o título contra um dos dois rivais que também disputaram mata-matas contra o Mengão recentemente.
Flamengo e Corinthians se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil de 2018, com o time paulista levando a melhor. Mas no ano seguinte, em 2019, o Flamengo deu o troco nas oitavas, vencendo no Rio e em São Paulo. Mas contra o Fluminense a vingança seria por causa da final do Carioca deste ano, quando depois de dois títulos seguidos do Flamengo, o adversário levou a melhor.
O retrospecto entre Flamengo e Athletico em mata-matas
Nos últimos anos Flamengo e Athletico tem se enfrentado pela Copa do Brasil. Mas apesar do título conquistado em 2013, o Rubro-Negro tem tido dificuldades contra o rival paranaense. Nas últimas três edições da Copa do Brasil, foram três confrontos, com duas classificações do Athletico e uma do Mais Querido.
Na história, entre confrontos pelo mata-mata do Brasileiro, Copa Sulamericana, Copa do Brasil, Primeira Liga e Supercopa do Brasil, as duas equipes se enfrentaram em oito ocasiões, mas dessa vez com superioridade do Flamengo, levando a melhor cinco vezes, contra três do CAP.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.