Flamengo terá 3 judocas no Mundial de Budapeste

Três atletas do Flamengo representarão o judô brasileiro no Campeonato Mundial Sênior de 2025, que será realizado entre os dias 13 e 20 de junho, em Budapeste, na Hungria.
➕Isaquias Queiroz é ouro na Copa do Mundo de canoagem
A convocação oficial feita pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) confirmou a presença de Rafaela Silva (63kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Karol Gimenes (78kg) entre os 20 judocas que defenderão o Brasil no torneio mais importante do primeiro ano do ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A presença dos três atletas rubro-negros é mais um marco da relevância do Flamengo na formação e no alto rendimento do judô nacional. Rafaela Silva, ícone da modalidade, campeã olímpica em 2016 e medalhista em Paris 2024 com a equipe mista, segue como referência técnica.
Dona de quatro medalhas em Mundiais (duas de ouro, uma de prata e uma de bronze), ela chega à competição com grande expectativa de ampliar sua coleção, agora lutando em nova categoria.
Já Marcelo Fronckowiak, outro destaque da Gávea, conquistou recentemente medalhas em etapas do Grand Slam e do Grand Prix, critério técnico utilizado pela CBJ para a convocação. Ele é considerado uma das promessas brasileiras para o atual ciclo olímpico na categoria até 90kg.
Karol Gimenes, por sua vez, vem de boas atuações no cenário continental e terá em Budapeste sua grande oportunidade de se consolidar entre as principais atletas da categoria meio-pesado.
Confira os convocados para o Mundial de Budapeste
Ao todo, 18 judocas disputarão as competições individuais, enquanto outros dois foram convocados exclusivamente para a disputa por equipes mistas.
A CBJ utilizou como base de avaliação os critérios estabelecidos no Plano de Trabalho 2025, que prioriza desempenho internacional, medalhas em etapas do circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ) e a estratégia de rodar atletas em todas as categorias.
Equipe Feminina
- 48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/F.PR.JUDÔ)
- 52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
- 57kg — Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
- 57kg — Jéssica Lima (Sogipa-RS/FGJ)*
- 63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
- 63kg — Rafaela Silva (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
- 70kg — Luana Carvalho (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
- 78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
- 78kg — Karol Gimenes (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
- +78kg — Beatriz Souza (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
Equipe Masculina
- 60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
- 66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
- 73kg — Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
- 73kg — Vinicius Ardina (SESI-SP/FPJ)*
- 81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
- 81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
- 90kg — Marcelo Fronckowiak (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
- 90kg — Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
- 100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
- +100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
*convocados apenas para a competição por equipes mistas
O Mundial de Budapeste será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Federação Internacional de Judô (IJF), com cobertura especial das lutas dos brasileiros.