Flamengo tenta quebrar sequência vitoriosa dos europeus no Mundial

31/01/2023, 19:05
Flamengo tenta quebrar sequência vitoriosa dos europeus no Mundial

O Mundial de Clubes, que será em Marrocos, começa nesta quarta-feira (1) e vai até o dia 11 de fevereiro. Assim, o Flamengo entra na competição para quebrar uma sequência de nove anos de invencibilidade dos times da Europa. Bem como, desde 2013, com o Bayern de Munich, os europeus estão conquistando a taça.

A última vez que uma equipe brasileira ganhou o Mundial foi em 2012, com o Corinthians. Na ocasião, o clube paulista venceu o Chelsea, de David Luiz, na final, no Japão. Inclusive, o zagueiro rubro-negro foi o eleito o Bola de Prata (segundo melhor jogador) do torneio.

Leia mais: Mundial de Clubes: Flamengo vai se hospedar em hotel de luxo; entenda a logística

Desde então, a Europa dominou a competição, com nove títulos. O Real Madrid ganhou a primeira em 2014 e, posteriormente, mais três vezes, se tornando o maior vencedor do Mundial de Clubes.

Neste período, ainda houve mais uma conquista do Bayern de Munich (2020) e os triunfos do Barcelona (2015), Liverpool (2019) e Chelsea (2021).

Em 2019, o Flamengo teve a chance de quebrar a sequência de invencibilidade dos europeus. No entanto, não conseguiu superar o Liverpool na prorrogação, após não sofrer gol no tempo normal.

Aliás, outros times do Brasil tiveram a oportunidade de se sagrar campeão neste período invicto da Europa: Atlético-MG (2013), Grêmio (2017) e Palmeiras (2020 e 2021). Além deles, sul-americanos também tentaram, mas não tiveram êxito, como San Lorenzo (2014), River Plate (2015 e 2018) e Atlético Nacional (2016).

David Luiz quer dar fim à seca

Em entrevista à Fifa, David Luiz, do Flamengo, comentou sobre a invencibilidade dos clubes da Europa no Mundial. Sendo assim, o zagueiro acredita no fim da seca, porém fez um alerta às equipes de asiáticas, africanas e norte-americanas.

“Eu realmente espero. Primeiro, porém, temos uma semifinal que será muito, muito difícil. Não há dúvida sobre isso. Essas equipes [de fora da Europa e da América do Sul] estão ficando cada vez melhores, então estamos nos preparando da melhor maneira possível e levando o desafio muito a sério. Aí a final seria ainda mais dura. Mas vamos dar tudo de nós”, disse o veterano jogador.

Por fim, antes de possivelmente enfrentar o Real Madrid na final, o Flamengo precisa passar pela semifinal, onde irá encarar o vencedor de Wydad Casablanca x Al Hilal.


Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!