O Flamengo tem chance de ampliar a vantagem no retrospecto contra o Cuiabá no jogo deste sábado (6), às 20h, no Maracanã, pela 15ª rodada do Brasileirão. O Mengão encontra um rival que pouco enfrentou na história, mas ainda assim já faz de “freguês”, para seguir isolado na liderança do campeonato.
O Cuiabá foi fundado em dezembro de 2001 e chegou à Série A do Brasileirão 20 anos mais tarde, em 2021. Como resultado, o Flamengo só enfrentou o time matro-grossense em seis oportunidades ao longo da história, justamente os dois turnos dos últimos dois Campeonatos Brasileiros. Mas já conseguiu construir ampla vantagem.
➕ Triste por estar fora das Olimpíadas, Cristiane manda recado emocionante
O Mengão venceu quatro jogos, empatou um e deixou o campo derrotado em somente uma oportunidade. Histórico que representa um aproveitamento de 72% no confronto. Além disso, o saldo de gols positivo merece destaque: foram oito gols marcados (1,3 p/j) e cinco sofridos (0,83 p/j).
O último jogo entre as duas equipes foi válido pela 37ª rodada do Brasileirão e terminou com vitória rubro-negra por 2 a 1. Pedro e Luiz Araújo marcaram para o Fla, enquanto Clayson diminuiu para os visitantes em pênalti polêmico. Mas o jogo ficou realmente marcado pela despedida de Rodrigo Caio e Filipe Luís do Maracanã.
Agora, o confronto deste domingo vale a permanência na liderança e possível ampliação de vantagem para o Flamengo, primeiro com 30 pontos e três de distância para os vice-líderes. Enquanto o Cuiabá, por outro lado, tenta se afastar da zona de rebaixamento.
Escalação do Flamengo contra o Cuiabá
Nesta sexta-feira (5), o elenco rubro-negro realizou o último treinamento antes da partida, e o técnico Tite precisa definir o time titular. A equipe segue com seis desfalques: os quatro uruguaios que estão na Copa América, o lesionado Cebolinha e Gabigol que continuará afastado dos jogos.
A escalação que venceu o Atlético-MG teve Pedro no banco de reservas para controle de minutos. Mas a tendência é que o atacante retorne ao time titular.
Por outro lado, Gerson também apresentou alto nível de desgaste ao longo da última semana e pode ser o escolhido para começar na reserva neste jogo. O mesmo pode acontecer com outros nomes que vivem sequência pesada de jogos.
Assim, um possível Flamengo para enfrentar o Cuiabá é: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Léo Ortiz (Pulgar), Allan e Gerson (Lorran); Bruno Henrique, Luiz Araújo e Pedro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.