Flamengo tem vantagem em finais contra São Paulo; relembre

17/08/2023, 14:19
A Copa do Brasil será a quarta final oficial entre Flamengo e São Paulo. Rubro-negro leva a vantagem e já foi campeão duas vezes

A Copa do Brasil de 2023 será a quarta vez na História em que Flamengo e São Paulo se enfrentam na final de um campeonato oficial. E o Mais Querido leva vantagem.

Isso porque nos três confrontos oficiais, o Mengão venceu duas vezes e foi vice-campeão em apenas uma. Inclusive, o Flamengo saiu vencedor nas duas últimas finais contra o São Paulo.

Leia mais: Flamengo chega à final com maior série invicta contra São Paulo

Será o quarto campeonato diferente com duelos decisivos entre rubro-negros e tricolores. Relembre os confrontos anteriores:

Supercopa 1993

Foi a única derrota do Flamengo em finais para o tricolor paulista. O torneio já extinto reunia os vencedores da Libertadores. O São Paulo era o atual bicampeão da América. Já o Flamengo tinha um time com muitos garotos e alguns remanescentes do pentacampeonato brasileiro no ano anterior.

Após dois empates por 2×2, um no Maracanã, e outro no Morumbi, o São Paulo acabou campeão nos pênaltis.

Copa de Ouro 1996

O torneio oficial da Conmebol reunia os vencedores da Libertadores, da Recopa, da Copa Conmebol e da Supercopa. O Independiente, porém, abriu mão de participar como campeão da Supercopa 1995 e foi substituído pelo São Paulo. Todos os jogos foram realizados em Manaus,

Após eliminar o Rosario Central, vencedor da Conmebol em 1995, na semifinal, o Flamengo superou o São Paulo por 3×1 na final. Savio marcou os três gols em uma de suas maiores atuações pelo Flamengo.

Copa dos Campeões 2001

A terceira final entre Flamengo e São Paulo também foi num campeonato que não existe mais. A Copa dos Campeões foi disputada entre 2000 e 2003 e dava ao campeão uma vaga na Libertadores. O campeonato era disputado pelos vencedores dos principais campeonatos estaduais e copas regionais.

Tricampeão carioca em 2001, o Flamengo enfrentou na final o campeão paulista. No primeiro jogo, em João Pessoa, atuação de gala e vitória do Flamengo por 5×3. No segundo jogo, em Maceió, o Mais Querido podia perder por até um gol. Assim sendo, foi exatamente o que aconteceu. O tricolor venceu por 3×2, mas o título foi para a Gávea.

O gol do título foi de Petkovic, num quase replay do gol de falta do tri contra o Vasco dois meses antes.

Torneios não oficiais

Além dos três campeonatos oficiais da CBF e da Conmebol, o Flamengo também já ergueu taças contra o São Paulo em três torneios amistosos. O último deles foi a Super Series, disputada em Manaus em 2015. O zagueiro Samir marcou o gol do título rubro-negro.

Em 1997, o Flamengo se vingou da derrota sofrida um ano antes no mesmo torneio e levantou a Copa dos Campeões Mundiais contra o São Paulo. O torneio amistoso realizado pelo SBT reunia ainda Santos e Grêmio, os outros campeões mundiais brasileiros da época.

Iranildo marcou o gol do título no antigo Estádio Mané Garrincha, em Brasília.


Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015