Flamengo tem trunfo que o Palmeiras não tem, compara Arnaldo Ribeiro

Atualizado: 28/07/2025, 17:35
arnaldo ribeiro analisa momento do flamengo e planejamento de 2024

Equipes protagonistas do futebol brasileiro no primeiro semestre, Flamengo e Palmeiras voltaram da Copa do Mundo com esse posto e brigam pelo título do Brasileirão. Arnaldo Ribeiro comparou os dois times e expões a maio diferença do Rubro-Negro para os paulistas.

➕ Flamengo vence, assume a liderança e dispara nas chances de título do Brasileirão

De acordo com o jornalista, apesar dos bons resultados dentro de campo, as principais diferenças entre os clubes estão fora dele. Sendo assim, o grande diferencial do Fla para o Palmeiras seria as contratações. 

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ambos se movimentaram muito no mercado, gastando fortunas para reforçar o elenco e suprir peças que deixaram o time.

Porém, o timing dos investimentos é o que impacta a maneira de jogar dos times. Enquanto o Palmeiras contratou mais no começo do ano, o Flamengo deixou para entrar forte no mercado agora no 2⁠º semestre. Em cima dessa análise, a tendência é de um Rubro-Negro ainda mais forte, mas com um ajuste mais demorado.

"Para mim a diferença, ou as diferenças entre Palmeiras e Flamengo nessa temporada, elas estão mais fora do que dentro de campo. E para mim é justamente o mercado. O Palmeiras fez o mercado, investiu mais do que qualquer ano. E já no início do ano, e continua completando o seu elenco. O Flamengo não investiu no começo do ano. O Flamengo está investindo tudo agora. Em tese, vai demorar um pouco mais para o Flamengo se ajustar", diz o jornalista.

Flamengo leva vantagem sobre o Palmeiras

Sobre o timing de contratação e o momento que vive o clube, Arnaldo Ribeiro define que o Flamengo parece levar vantagem.

Isso se mostra num time que é líder do Brasileirão e está vivo em todos os campeonatos, ainda sem os reforços de peso, como Saúl e Emerson Royal, que foram apresentados agora e não entraram em campo.

Além deles, nomes como Samuel Lino e Carrascal também são contratações que nem foram anunciadas.

Ou seja, se o Fla já faz uma grande campanha sem um elenco tão recheado, imagina quando tiver reposições de peso para vários setores.

Isso tudo também é responsabilidade de algo que o Palmeiras não tem: Filipe Luís. Arnaldo exalta o técnico rubro-negro e principalmente como a defesa do time tem sido trabalhada mesmo com três opções de alto nível para o setor, sendo que Danilo ainda está machucado.

"E qual é a vantagem do Flamengo? O Flamengo está na liderança sem que os caras tenham chegado ainda. E aí eu acho muito mérito do treinador. Sinceramente, o time está vencendo. A gente está vendo dois times que estão vencendo sem encantar, mas que têm sido muito efetivos. O time do Flamengo toma pouquíssimos gols. O Filipe Luís tem 3 zagueiros no elenco, o resto é moleque. E o Danilo está machucado de novo. Então eles têm que jogar sempre. Danilo e os dois Léos. E ter, nesse momento, uma efetividade na bola parada e na defesa, é uma baita virtude do treinador do Flamengo", avalia.

Ainda exaltando e dando os méritos a Filipe Luís, Arnaldo cita os jogadores do elenco que o técnico perdeu no caminho, principalmente após a Copa do Mundo, com a saída de Gerson, Wesley, problemas com Pedro e lesões importantes de De La Cruz, Danilo e Alex Sandro.

"E vamos combinar que além das questões da saída do Wesley, saída do Gerson, da má fase do Pedro, que foi lá e voltou, o De La Cruz não poder jogar, o Flamengo pode subir bastante de rendimento ainda", comenta Arnaldo Ribeiro.

Desde o fim da Copa do Mundo de Clubes, foram cinco jogos disputados, onde o Flamengo venceu quatro, tropeçando em apenas um, ao perder para o Santos, fora de casa.

Nesta quinta (31), reestreia na Copa do Brasil, onde enfrenta o Atlético-MG, no jogo de ida, no Maracanã.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.