Flamengo tem seu 4º pior início no Brasileirão de pontos corridos
Com a derrota para o Botafogo pela quinta rodada do Brasileirão na manhã do último domingo (8) em Brasília, o Flamengo segue com 5 pontos dentre os 15 que poderia ter conquistado na competição. Nesse sentido, o resultado é o quarto pior dentre as 19 edições do torneio na versão de pontos corridos, que teve início em 2003.
Até o complemento da rodada 5, o Flamengo era, disparado, a equipe que mais perdia chances claras de gol: nove das 12 criadas, segundo o site “Sofascore”. E a defesa segue vulnerável, tanto que o time sofreu ao menos um gol nas últimas cinco partidas, um recorde negativo na temporada.
Leia também: Calendário: os próximos jogos do Flamengo até o fim do mês de maio
Com uma vitória (por 3 a 1 contra o São Paulo, em casa), dois empates – com o Atlético-GO (1×1) e Palmeiras (0x0) – e duas derrotas (Athletico-PR e Botafogo, ambos por 1 a 0), o Flamengo ocupa a 14ª colocação na tabela.
Os outros três inícios piores ocorreram em 2004, 2014 e 2015. No primeiro, o Flamengo acumulou 3 pontos; dez anos depois foram 4 pontos e, no ano seguinte, apenas 1ponto. Assim, o Mais Querido encerrou suas participações nas seguintes colocações: 17ª em 2004 (dentre 24 clubes); 10ª em 2014 e 12ª em 2015.
O desempenho do Flamengo nesse início de Brasileirão pode parecer muito ruim à primeira vista, mas nem só com bons inícios se vence campeonatos. Em 2020, por exemplo, o Flamengo havia conquistado os mesmos 5 pontos nos cinco primeiros jogos. Em 2009 e 2019, acumulou 7 pontos.
Próximos compromissos do Flamengo
Para tentar uma reviravolta no Brasileirão com uma vitória, o Rubro-Negro deverá esperar até sábado (14), quando irá jogar contra o Ceará, em Fortaleza, pela sexta rodada do torneio. Antes disso, no entanto, o Flamengo receberá o Altos em Volta Redonda, no jogo de volta pela Copa do Brasil.