Nesta quarta-feira (19), o Flamengo enfrenta o Corinthians no Maracanã, pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil. Jogando no estádio, o Flamengo possui um retrospecto positivo em finais: disputou 13 finais, ganhou sete e perdeu seis.
O levantamento leva em consideração Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Americana, Taça Brasil, Campeonato Brasileiro, Supercopa dos Campeões da Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. Importante ressaltar, que em duas oportunidades que saiu com o título, o clube era visitante na partida, pelo Campeonato Brasileiro de 1992, contra o Botafogo e na Copa do Brasil de 2006, contra o Vasco.
Leia também: Flamengo planeja custo de estádio e repensa data de anuncio
A última final disputada no estádio foi há dois anos. O time histórico que venceu Brasileirão e Libertadores em 2019, enfrentou o Independiente Del Valle pela Recopa Sul-Americana. O primeiro título do Flamengo na competição foi conquistado após vitória por 3 a 0.
Pela Copa do Brasil, o aproveitamento está empatado em 50%. Em 1997, o Grêmio foi campeão após empatar os dois jogos, mas conquistou o título por ter marcado dois gols no Maracanã. Em 2004, o Flamengo foi superado pelo Santo André por 2 a 0, também no Maracanã. Por outro lado, em 2006 foi campeão contra o Vasco assim como em 2013, contra o Athletico.
É importante dizer também que o Brasileiro deixou de ter uma “final” a partir da implementação dos pontos corridos, a partir da temporada 2003.
Confira o retrospecto em decisões do Flamengo no Maracanã
Invicto no Maracanã pela Copa do Brasil 2022
Na atual temporada, o Flamengo chegou às finais principalmente pelo desempenho jogando no Maracanã. O time disputou quatro partidas, venceu três e empatou uma, marcou cinco gols e não sofreu nenhum. Aliás, conquistou vaga nas quartas de final ao reverter um placar desfavorável contra o Atlético-MG, após derrota por 2 a 1 em Minas, o time se impôs jogando em casa e derrotou os mineiros por 2 a 0, dando início a boa fase que perdura até hoje.
Em contrapartida, o Corinthians tem péssimo retrospecto fora de casa na competição. Afinal, dos quatro jogos que disputou até aqui, não venceu nenhum, perdeu dois e empatou os outros dois. Além disso, sofreu seis gols, média de 1,5 gol sofrido por partida.
Sendo assim, a torcida do Flamengo tem motivo para estar confiante. Não será um jogo fácil, o Corinthians deve jogar ainda mais recuado no Maracanã, mas os números e o futebol desempenhado pelas duas equipes indicam favoritismo rubro-negro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.