Flamengo tem pior campanha de 'classificados' e decidirá sempre fora
Se o Flamengo quiser decidir um jogo dentro de casa na Libertadores, terá que chegar até a final, que acontece no Maracanã. Isso porque o regulamento prevê que na fase mata-mata, o time que terminou a fase de grupos em primeiro decide o segundo jogo dentro de casa contra os times que ficaram em segundo. No entanto, os embates entre segundos colocados também podem acontecer.
Mas o problema é que aí a pontuação entra em questão. Atualmente, o Flamengo é o segundo de seu grupo, com apenas cinco pontos somados. Trata-se do pior segundo colocado em todos os grupos da competição. E a regra é clara: em caso de confronto entre dois times que terminaram na segunda posição na fase de grupos, o que teve melhor campanha, ou seja, maior pontuação, decide em casa.
Leia mais: Ingressos Flamengo x Cruzeiro: veja como ganhar um par no sorteio do MRN
Assim, nesse momento, após quatro rodadas, o Flamengo seria obrigado a decidir qualquer confronto no mata-mata, das oitavas de final até a semifinal, jogando a primeira no Maracanã e a segunda no estádio do adversário. Por isso, perdendo uma importante vantagem: A Nação. Basta lembrar, por exemplo, que a virada de chave em 2019, contra o Emelec, aconteceu no Maraca. Poderia ter sido diferente caso o segundo jogo não fosse em casa.
Confira a situação de momento do Grupo A da Copa Libertadores, com o Flamengo na segunda colocação:
Agora compare com os demais grupos e note: o Flamengo é o pior segundo colocado da Libertadores
Faltam duas rodadas para o fim da fase de grupos
A fase de grupos da Libertadores está perto de se encerrar. No entanto, o Flamengo ainda tem dois jogos para tentar melhorar sua situação. A briga pela liderança é complicada, mas o time pode aumentar seus pontos e deixar de ser o pior segundo colocado. Se vencer os dois jogos que faltam, por exemplo, o Mais Querido chega aos 11 pontos.
E tem justamente o Maracanã para tentar isso. O time já fez seus três jogos fora de casa e não venceu nenhum. Perdeu um e empatou outros dois, enquanto sua única vitória foi também no único jogo em casa: contra o Ñublense, ainda pela segunda rodada, por 2 a 0. Assim, falta encarar o Racing e o Aucas, no Maracanã.
- Flamengo x Racing – 08/06 (21h)
- Flamengo x Aucas – 28/06 (21h30)