O futebol brasileiro é um alvo constante das tentativas de revisionismo histórico vindas de diferentes fonte, e uma delas é dizer que o Mundial do Flamengo não é reconhecido pela Fifa. De tempos em tempos algum torcedor rival tenta afirmar que o título de 1981 é inválido, uma afirmação falsa, já que a entidade reconheceu todos os campeões da Copa Intercontinental (1960-2004).
O troféu erguido pelo Flamengo de Zico e tanto ídolos históricos, após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, foi tratado com um título mundial desde o momento da conquista. No entanto, as narrativas cresceram após a Fifa criar o novo formato do Mundial de Clubes em 2000 e fazer confusões em anúncios oficiais.
➕Adidas e Flamengo: relembre últimos lançamentos de camisas
Mas a oficialização já está prestes a completar sete anos. No dia 27 de outubro de 2017, 36 anos depois da vitória rubro-negra, o Conselho da Fifa decidiu reconhecer o Flamengo e todos os campeões da Copa Intercontinental como campeões mundiais.
O discurso que tenta invalidar o Mundial do Flamengo é geralmente repetido por rivais, principalmente aqueles que não possuem o troféu. Há também uma tentativa de emplacar torneios amistosos como títulos mundiais e atacar a conquista rubro-negra parece ser estratégia, só se esquecem que o Mengão também possui muitos deles.
Flamengo é único brasileiro campeão Mundial no profissional e sub-20
O dia 24 de agosto de 2024 ficará eternamente marcado como a data que o Flamengo se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial sub-20. O que naturalmente o faz o primeiro do país a ter o título na base e no profissional. Sob o comando de Filipe Luís, o grupo que já tinha feito história na Libertadores chegou ao topo do mundo ao vencer o Olympiacos no Maracanã.
O Mais Querido protagonizou uma virada histórica para os mais de 31 mil rubro-negros presentes. Os gols foram de Caio Garcia e Felipe Teresa, o último no minuto final. A taça foi colocada no Museu Flamengo, na Gávea, em evento que contou com a presença de Zico.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.