Flamengo tem metade das chances de título de Botafogo e Fortaleza

27/08/2024, 11:30
Taça do Brasileirão foi levantada pelo Flamengo oito vezes

Classificado para as quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo também segue vivo na disputa pelo título do Brasileirão. No entanto, apesar de ocupar a terceira colocação no campeonato, com quatro pontos de desvantagem do líder Fortaleza, o Mengão tem metade das chances de título em comparação aos cearenses e até do Botafogo.

Segundo levantamento estatístico do GE, o Flamengo tem 15,48% de chances de se sagrar campeão brasileiro, praticamente metade dos 32,47% e 31,33% de Botafogo e Fortaleza, respectivamente.

Bahia x Flamengo: escala completa da arbitragem confirmada

Essas estatísticas de probabilidade são calculadas com base em modelos estatísticos desenvolvidos por um economista, que utiliza microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico, do GE. Essa análise abrange as características de 108.590 finalizações e os resultados de 4.408 partidas de Campeonatos Brasileiros anteriores.

Todos esses dados servem como referência para avaliar a produtividade atual das equipes tanto no ataque quanto na defesa, utilizando a métrica de expectativa de gol (xG), amplamente reconhecida internacionalmente, criando assim, uma projeção de pontos e consequentemente chances e probabilidades de título.

Flamengo abandonou o Brasileirão?

Com o calendário do futebol brasileiro exigindo que os melhores times disputem praticamente 70 partidas por ano caso cheguem em todas as frentes disponíveis, fica difícil hoje em dia que um clube compita com consistência em todos os torneios. Para o Flamengo nesse ano não vem sendo diferente.

Vivo na briga pelo título nas três competições que disputa, o Mengão terá inevitavelmente de dar prioridade para alguma competição. Apesar de não ser algo visto bons olhos pela Nação, Tite terá de definir um time com força máxima conforme se afunila as disputas.

E dentre a Libertadores, Copa do Brasil, e Brasileirão, o campeonato de pontos corridos pode ser o escolhido como “patinho feio” das competições. Com mais possibilidades de mescla de times e partidas mais viáveis, o campeonato brasileiro, que é um torneio de consistência, sofre com o tropeço constante de grandes candidatos ao título devido essa alteração dos elencos.

O Flamengo, por exemplo, talvez devido a essa falta de atenção e esforço para com o Brasileirão, deixou escapar pontos contra equipes bem mais frágeis, como foi o caso de jogos diante Juventude, Cuiabá e até mesmo Fortaleza, que mesmo liderando a competição agora, enfrentava um Rubro-Negro dentro do Maracanã lotado.

Isso vem deixando a torcida rubro negra impaciente com o técnico Tite e os jogadores, que vê partidas de três pontos se tornarem um ou até nenhum na soma do campeonato brasileiro.


Partilha