Flamengo tem melhor início no Brasileirão desde 2019

13/06/2023, 18:50
Ex-namorada de titular do Flamengo revela traição: 'Fui corna'

No último domingo (11), o Flamengo venceu o Grêmio por 3 a 0 pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o clube assegurou o melhor início no Brasileirão desde 2019, ano que foi campeão com recorde de pontos na era dos pontos corridos. Na ocasião, o Fla somou 20 pontos nos primeiros jogos do torneio.

Após início conturbado no torneio nacional, o Rubro-Negro embalou sob o comando de Jorge Sampaoli e está invicto na competição há seis jogos. Com 63% de aproveitamento, o Mengão tem seis vitórias, um empate e três derrotas. Assim, soma 19 pontos e ocupa a terceira colocação do torneio atrás de Palmeiras (2º) e Botafogo (1º).

Leia mais: Decisão de vender Allan ao Flamengo influenciou na saída de Coudet do Atlético-MG

Em 2022, sob o comando do português Paulo Sousa, o Flamengo teve péssimo início de Campeonato Brasileiro e tinha apenas 40% de aproveitamento ao final da décima rodada. O time estava na 14ª colocação com apenas três vitórias, quatro empates e três derrotas. Aliás, a derrota para o Red Bull Bragantino na décima rodada marcou o último jogo do técnico no clube.

Em 2021, vale destacar que o Flamengo chegou na décima rodada com dois jogos a menos que os demais. No entanto, não chegaria aos 19 pontos de 2023. Sem empate nas primeiras partidas, o time teve quatro vitórias e quatro derrotas nos primeiros oitos jogos. Dessa forma, ocupava a 12ª posição com 12 pontos.

A edição de 2020 do Campeonato Brasileiro ficou marcada pela paralisação em função da pandemia de Covid-19. Como resultado, a décima rodada aconteceu apenas em setembro. Campeão da edição, o Flamengo teve campanha razoável nos primeiros jogos. O time teve aproveitamento de 56%, somou 17 pontos e estava na quinta colocação.

Flamengo possui melhor campanha da história do Brasileirão nos pontos corridos

Em 2019, o Flamengo fez história no Campeonato Brasileiro ao terminar a competição com 90 pontos. Sob o comando do português Jorge Jesus, quebrou marcas no futebol brasileiro e o recorde de do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos é mais um deles.

No total, a equipe terminou o torneio com 28 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento de 79% supera inclusive as campanhas de Cruzeiro e Santos em 2003 e 2004, respectivamente. Como o Brasileirão tinha 24 clubes, os dois times ultrapassam a casa dos 100 pontos, mas terminaram com aproveitamento inferior.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.