Flamengo tem elenco mais caro que times como Porto, Zenit e Lyon, mostra estudo

05/09/2024, 14:11
Flamengo perfilado antes de jogo pelo Brasileirão

O mal do Flamengo são as lesões, mas o time segue sendo o mais caro da América do Sul. Além disso, é um dos poucos a se colocar entre os principais times europeus. O levantamento publicado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos, conhecido como CIES, ou football observatory (observatório do futebol), publicou um ranking com os 100 cubes mais caros do planeta.

O elenco do Mais Querido é o 43º mais caro de todo o mundo, chegando a ficar na frente de tradicionais equipes europeias. Além de Lyon, Zenit e Porto, o clube supera a Fiorentina, por exemplo. Ajax, Lazio, Fenerbahçe, Sevilla e outros nomes também aparecem abaixo do clube.

Rizek: jogadores do Flamengo não jogariam em Botafogo e Palmeiras

O plantel é avaliado em 208 milhões de euros, assim como aparece no Transfermarkt. A quantia dá R$ 1,2 bilhão. Mas o Mengo não é o primeiro clube de fora da Europa na lista, que conta ainda com Al Ittihad, Al Ahli, Al Nassr e Al Hilal acima, clubes do mercado árabe que vem se reforçando pesado.

Além do Flamengo, outros dois brasileiros aparecem no Top 100, mas só bem abaixo do Mengão. O Botafogo é o 83º do ranking, avaliado em 85 milhões de euros, e o Palmeiras é o 87º, com elenco de 77 milhões de euros.

A tabela também mostra o valor em investimentos no ano, e o Mengo gastou 18 milhões de euros em contratações. O valor não está tão distante do Chelsea, líder, com 25 milhões de euros gastos. Mas o Botafogo segue o Fla de perto, gastando 17 milhões.

Veja Top 50 do ranking da CIES

Flamengo ainda não fechou mercado

Apesar do fechamento da janela de transferências, o Flamengo ainda trabalha para contratar um jogador que esteja sem clube, já que é permitido trazer atletas sem contrato fora do período. Isso porque o atacante Pedro só volta em 2025 após uma lesão em treino da Seleção Brasileira. O craque rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho.

A problemática foi montada por conta da péssima fase vivida por Gabigol desde o ano passado. Além disso, Carlinhos é uma aposta e não se espera grande protagonismo do centroavante como titular. Por isso, a ideia é buscar atletas de fora.

Alguns nomes já foram especulados, como Memphis Depay, oferecido ao Flamengo, mas também interessa ao Corinthians. Outro nome é o de Martial, ex-Manchester United, que segundo o renomado jornalista italiano Fabrizio Romano, teria sido procurado pelo Flamengo. No entanto, o jogador não atua desde dezembro.

Mariano Díaz, ex-Real Madrid, também apareceu como possibilidade, e Choupo-Moting também é ventilado. Nenhum nome, porém, tem os números extraordinários de Pedro, e o clube perde peça crucial na briga pelos títulos.


Partilha