Flamengo tem dois pilares pendurados na Libertadores: Arrascaeta e De La Cruz correm risco de suspensão

Atualizado: 12/05/2025, 10:36
Arrascaeta e De La Cruz comemoram gol do Flamengo contra o Grêmo

Nesta quinta-feira (15), Flamengo e LDU se enfrentam no Maracanã em confronto crucial pela Libertadores. O Rubro-Negro possui dois atletas pendurados para a partida: Arrascaeta e De La Cruz.

Flamengo x LDU tem setores esgotados: veja parcial de ingressos para decisão na Libertadores

Os meias possuem dois cartões amarelos acumulados na fase de grupos. Caso sejam advertidos contra a equipe equatoriana, os uruguaios desfalcarão o Mengão contra o Deportivo Táchira na última rodada da fase de grupos.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Vale lembrar que as duas últimas partidas serão fundamentais para a classificação na Libertadores, visto que o Mais Querido ainda depende de si para avançar às oitavas de final do torneio.

Após o duelo contra a LDU, o Flamengo enfrentará o Deportivo Táchira no dia 28 de maio, no Maracanã.

Os cartões amarelos serão zerados a partir das oitavas de final. Contudo, caso Arrascaeta e De La Cruz sejam advertidos na última rodada, deverão cumprir suspensão na primeira partida das oitavas — ou na próxima partida em competições da Conmebol (em caso de eliminação).

Risco real de desfalque em momento delicado

Caso seja derrotado pela LDU nesta quinta-feira e o Central Córdoba vença o Deportivo Táchira, o Mengão estará eliminado da Libertadores.

Na tabela do Grupo C, os equatorianos estão com três pontos de vantagem para o Rubro-Negro. Ou seja, caso a equipe de Filipe Luís vença na quinta-feira, o Flamengo ainda estará na briga pela liderança do grupo.

Dessa forma, o técnico deverá tomar a decisão de preservar ou escalar os meias para o confronto. Vale lembrar que De La Cruz costuma receber cartões amarelos após faltas táticas em contra-ataques adversários — que podem acontecer com frequência na quinta-feira.

Arrascaeta e De La Cruz são essenciais para o sistema de Filipe Luís

Os possíveis desfalques de Arrascaeta e De La Cruz seriam desastrosos para o Flamengo. O camisa 10 tem sido o principal jogador de ataque da equipe — com dez gols marcados e cinco assistências distribuídas até o momento.

Já o camisa 18 contribui em campo com sua versatilidade, fôlego para atuar como um "box-to-box" e qualidade nas cobranças de bolas paradas.

Em caso de cartão amarelo para os jogadores, Filipe Luís deverá utilizar Matheus Gonçalves ou Luiz Araújo para o lugar de Arrascaeta. Devido à sua polivalência, Gerson poderá substituir De La Cruz em uma eventual ausência do uruguaio.