Flamengo tem desvantagem no retrospecto contra Cruz Azul

Atualizado: 02/12/2025, 14:22
Montagem com Arrascaeta e Angel Marquez, de Flamengo e Cruz Azul

Com o tetracampeonato da Libertadores, o Flamengo se classificou para a Copa Intercontinental 2025, na qual enfrenta o Cruz Azul, pelo Derby das Américas. O confronto entre as equipes acontece no dia 10 de dezembro (quarta-feira), em Doha, no Catar, e os mexicanos buscam manter o histórico positivo contra o Mengão.

'Milagre' de Filipe Luís: Europa se rende ao técnico do Flamengo

Os times se encontraram apenas três vezes na história, e o Mais Querido nunca conseguiu vencer "La Máquina". Com duas derrotas e um empate, o Rubro-Negro busca superar o atual campeão da Concacaf Champions Cup visando o bi mundial.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Flamengo e Cruz Azul se enfrentaram apenas em torneios amistosos, ou seja, o duelo pela Copa Intercontinental 2025 será o primeiro confronto oficial entre os clubes.

Torneio Juarez (16/06/1985)

Flamengo e Cruz Azul duelaram pela primeira vez no Torneio Juarez, em 1985. Na ocasião, os times empataram em 2 a 2, no estádio Benito Juárez. Os gols marcados pelo Rubro-Negro foram de Gilmar Popoca e Chiquinho.

A partida foi decidida nos pênaltis, e a equipe mexicana levou a melhor por 9 a 8. Confira a escalação do Flamengo, comandado por Zagallo, na ocasião: Cantarele; Nem, Ronaldo, Guto e Adalberto (Aldair); Bigu, Julio César Barbosa e Gilmar Popoca; Chiquinho (Ailton), Tita e Marquinho.

Torneio Quadrangular Rosa de Ouro (23/06/1985)

Na semana seguinte do primeiro duelo, as equipes se enfrentaram novamente, desta vez, pelo Torneio Quadrangular Rosa de Ouro. Na competição, Flamengo e Cruz Azul tiveram a companhia de River Plate e de um clube universitário de Guadalajara.

O Rubro-Negro levou a pior na semifinal contra os universitários e enfrentou "La Máquina" na disputa pelo terceiro lugar. No Estádio Corregidora de Querétaro, o Mengão perdeu no tempo regulamentar para o time mexicano por 2 a 0.

A equipe escalada por Zagallo foi: Zé Carlos; Ailton, Aldair, Guto e Nem; Bigu, Julio César Barbosa, Gilmar Popoca; Heyder, Chiquinho e Paulo Henrique (Vinicius).

Torneio Azteca (14/08/1987)

Dois anos depois, Flamengo e Cruz Azul voltaram a se enfrentar no México pelo Torneio Azteca. Novamente, o Rubro-Negro foi derrotado, desta vez, por 1 a 0. Dois dias depois, o Mengão também foi derrotado pelo América-MEX, por 3 a 0.

O técnico Antônio Lopes escalou os seguintes titulares para o confronto: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Adalberto; Andrade, Aldair e Julio César Barbosa (Zé Ricardo); Renato Gaúcho, Bebeto e Nunes.

Copa Intercontinental: Flamengo enfrenta Cruz Azul em boa fase

Neste domingo (30), o Cruz Azul garantiu vaga na semifinal do Apertura da Liga MX. "La Maquina" venceu o Chivas Guadalajara por 3 a 2 e agora enfrenta o Tigres nesta quarta (3) e no próximo domingo (7) em busca da classificação para a final.

Jeremy Marquez do Cruz Azul controla a bola durante o jogo de volta das quartas de final entre Cruz Azul e Chivas como parte do Torneio Apertura 2025 da Liga MX no Estádio Olímpico Universitário em 30 de novembro de 2025 na Cidade do México, México.
Cruz Azul x Chivas Guadalajara - Foto: Agustin Cuevas/Getty Images

No dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília) o Flamengo estreia na Copa Intercontinental contra a equipe mexicana, no Estádio Ahmed Bin Ali, pelo Derby das Américas. O vencedor do duelo enfrenta o Pyramids FC-EGI, no dia 13 de dezembro (sábado), pela Copa Challenger.

A equipe vencedora enfrenta o PSG na grande final da Copa Intercontinental da Fifa, que será disputada no dia 17 de dezembro (sábado).

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

 


Caio Rezende
Autor
Carioca, 22 anos, estudante de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá e estagiário do MundoBola. Apaixonado por esporte e pela arte de contar histórias que inspiram.