Flamengo tem a 2ª pior defesa da Série A

11/08/2023, 15:14
Landim não quer renovar com David Luiz

O Flamengo não conseguiu confirmar seu favoritismo e acabou sendo eliminado na Libertadores pelo Olimpia. A princípio, o Mais Querido chegou no Paraguai com uma vantagem de um gol, mas acabou sofrendo defensivamente. Assim, com três gols marcados do Olimpia, o Rubro-Negro volta a ter a segunda pior defesa entre os 20 times da Série A.

Com um sistema defensivo frágil e fácil de ser superado, o Flamengo enfrenta problemas para conter os ataques dos adversários. Dessa forma, o Mais Querido sofreu 59 gols em 2023, e perde apenas para o América-MG nesse quesito. Veja, portanto, o ranking com os times que mais sofreram gols da Série A, segundo levantamento do Extra:

Leia mais: Por dar prioriradade ao meio-campo, Fla ‘perde’ nomes fortes oferecidos para a defesa

  • América-MG: 75 gols sofridos;
  • Flamengo: 59 gols sofridos;
  • Bahia: 56 gols sofridos;
  • Goiás: 52 gols sofridos;
  • Santos: 50 gols sofridos.

Além disso, outro aspecto que a defesa de Jorge Sampaoli peca muito é a quantidade de chutes cedidos ao rival. De acordo com o FootStats, a meta de Matheus Cunha recebe, em média, 6,33 chutes por jogo. Bem como nos gols sofridos, o Flamengo fica atrás apenas do América-MG, lanterna do Brasileirão.

Por sorte, o desempenho defensivo ruim é camuflado pelo bom ataque do Flamengo. Por exemplo, no Brasileiro, o Mais Querido é um dos times que mais sofreu gols, mas também, é o terceiro que mais balançou as redes.

No entanto, para seguir vivo nas duas competições que restaram, o Rubro-Negro precisa reagir. Nesse sentido, o Flamengo recebe o São Paulo de Dorival Júnior neste domingo (13), em duelo que fecha a 19ª rodada do Brasileirão.

Erros defensivos foram cruciais para eliminação do Flamengo na Libertadores

Na última noite, o Mais Querido sofreu uma dura eliminação no Paraguai, mas por mero descuido da defesa. Isso porque, todos os três gols marcados pelo Olimpia surgiram da mesma forma: através da bola parada. Primeiramente, Iván Arturo apareceu sozinho entre os zagueiros do Flamengo para receber cruzamento e empatou. Logo na sequência, os outros dois gols foram com cobrança de escanteio. Assim, o Rubro-Negro deixou espaços na marcação em todas as jogadas.