Flamengo tem 6ª pior defesa e é o que mais sofre finalizações no Brasileirão
O Brasileirão segue com quase um turno inteiro pela frente. Depois do encerramento do primeiro turno, o torneio já vai para a segunda rodada do returno, ou seja, 21ª rodada geral. Mas nessa metade de competição, já é possível fazer alguns balanços avaliando o Flamengo. O time tem uma das piores defesas do campeonato e se destaca negativamente por isso, cedendo muitos chutes para o rival.
Com os dois gols marcados pelo Coritiba no último jogo, quando o Fla venceu por 3 a 2 fora de casa, o clube alcançou os 26 gols sofridos. Dessa forma, só fica atrás de América-MG, Coritiba, Santos, Vasco e Goiás. Ou seja, são cinco dos seis últimos colocados do Brasileirão, incluindo todo o Z4. Confira o ranking negativo:
Leia mais: Matheus Cunha elogia treinador do Inter e diz sobre Brasileirão: ‘Desacreditar nunca’
- América-MG – 44 gols sofridos
- Coritiba – 39 gols sofridos
- Santos – 32 gols sofridos
- Vasco – 29 gols sofridos
- Goiás – 28 gols sofridos
- Flamengo – 26 gols sofridos
Assim, o Mais Querido também é o primeiro clube a ceder mais finalizações. Segundo o Footstats, são 119 finalizações certas sofridas em 20 jogos. Ou seja, média alta de 5,95 por jogos. Além disso, são outras 191 finalizações erradas, com média de 15,5. Dessa forma, é interessante conferir o contraponto da tabela e da campanha razoável que o time faz.
Isso porque mesmo com a defesa ruim, entre os piores times do campeonato e que lutam para não cair, cedendo mais finalizações que todos os outros 19, o Flamengo é o terceiro colocado. São 35 pontos em 20 partidas, sendo dez vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
Forte ataque é o que salva time do Flamengo
Em contrapartida, o Flamengo possui o melhor ataque do Brasileirão 2023. Talvez essa seja a explicação para a boa colocação apesar da péssima defesa. São 24 gols marcados, atrás apenas de Palmeiras, vice-líder, com 35 gols, e o líder Botafogo, com 36 gols marcados. A média é de 1,70 gol por partida, com porcentagem de 56,6%.