Flamengo tem 4,6% de chances de ser campeão brasileiro, aponta levantamento

O Flamengo é o quarto favorito a conquistar o título de campeão brasileiro em 2022. De acordo com um levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Rubro-Negro fechou o primeiro turno do Brasileirão com apenas 4,6% de levantar a taça nesta temporada.
Bicampeão brasileiro em 2019 e 2020, a campanha do Flamengo na primeira metade do Brasileirão pode ser assim dividida: o início desastroso com Paulo Sousa, a troca de treinadores e a recente evolução com Dorival Júnior.
Leia Mais: Com Pedro e Gabigol juntos como titulares, Flamengo só tem uma derrota: confira
Com nove vitórias, três empates e sete derrotas, o Mengão tem 30 pontos e aparece na sexta posição da tabela. Palmeiras, líder com 39, Fluminense em terceiro com 34 pontos, e Corinthians 35 são os três clubes favoritos ao título no levantamento da UFMG, com 51,8%, 17,2% e 14,9% de chances respectivamente.
Terceiro lugar tem mais chances que vice-líder
O estudo da universidade mineira coloca o terceiro colocado Corinthians com mais chances de ser campeão do que o vice-líder Fluminense. Isso porque a tabela é favorável ao time paulista, que jogará os duelos mais difíceis em Itaquera, com o apoio da torcida, no segundo turno.
O mesmo acontece com o Flamengo que, mesmo em sexto, tem mais chances de faturar o caneco do que o Galo e o Athletico-PR, em quarto e quinto na tabela, com 3,6% e 4,2% respectivamente de probabilidade.
Quando o assunto é Libertadores, o Flamengo aparece com números mais favoráveis. Para os matemáticos da UFMG, o Mengão tem 56,2% de probabilidade de se classificar à próxima edição do torneio Libertadores. Em 2022, o Mais Querido tem um clássico na competição sul-americana, medindo forças com o Corinthians para ver quem avança às semifinais da copa continental.
Por fim, o levantamento aponta que o clube que conquistar 84 pontos tem 100% de chance de ser campeão. Com 70 o pontos, a probabilidade de sagrar-se campeão cai para 90,82%. Com 67, pontuação do Flamengo campeão em 2009, as chances caem para 69,42%.