Flamengo tem 1ª chance de ser maior campeão brasileiro da Libertadores

05/04/2023, 15:26
Flamengo campeão da Libertadores 2022; Competição continental da Conmebol começa nesta terça-feira (7)

Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo começa nesta quarta-feira (5) a sua caminhada rumo a mais um título continental, contra o Aucas, em Quito. Assim, em 2023 o Rubro-Negro terá a sua primeira chance de se isolar como o maior campeão da Taça Libertadores da América entre os clubes brasileiros.

Campeão pela primeira vez em 1981, o Flamengo voltou a dominar a América do Sul em 2019 e 2022, chegando à sua terceira conquista. Portanto, após o título contra o Athletico-PR na última edição, o Rubro-Negro empatou com Santos, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, todos com as mesmas três conquistas.

Leia mais: Lateral do Grêmio afirma que pode ‘bater de frente’ com Flamengo

A chance de se tornar soberano entre os clubes brasileiros é inédita para o Flamengo. Isso porque quando participou – e ganhou – pela primeira vez, em 1981, o Santos já era Bicampeão (1962 e 1963). Por isso, o time de Pelé reinou sozinho entre 1962 e 1992, até o São Paulo também chegar à sua segunda conquista em 1993.

Em 1995, o Grêmio também entrou no grupo de brasileiros bicampeões da Libertadores, e os três clubes ficaram juntos até 2005, quando o São Paulo se isolou como o maior campeão, com três títulos. O tricolor paulista foi igualado pelo próprio Santos, em 2011, quando Neymar levou mais um troféu para a Vila Belmiro.

O Grêmio voltou ao “clube” dos três títulos em 2017, e nos últimos anos Palmeiras e Flamengo também se juntaram aos tricampeões da Libertadores. Em 2023, portanto, os dois favoritos ao título podem se isolar na disputa.

Flamengo ainda está longe da hegemonia geral da Libertadores

Apesar de poder se isolar como o maior campeão brasileiro já nesta temporada, o sonho de se tornar o maior campeão geral da Libertadores ainda está longe. Caso conquiste o seu quarto título, o Rubro-Negro empataria com Estudiantes e River Plate, mas ainda estaria abaixo de Peñarol, Boca Juniors e Independiente. O “Rei de Copas”, como é conhecido na Argentina, levantou o troféu em sete oportunidades:

Maiores campeões da Libertadores

  • Independiente – 7 títulos
  • Boca Juniors – 6 títulos
  • Peñarol – 5 títulos
  • River Plate – 4 títulos
  • Flamengo – 3 títulos
  • Palmeiras – 3 títulos
  • Grêmio – 3 títulos
  • Santos – 3 títulos
  • São Paulo – 3 títulos

André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.