Sub-20 entra em campo em busca do 1º lugar do Brasileirão nesta quarta-feira
Os Garotos do Ninho enfrentam, às 15h, no Estádio da Gávea, o São Paulo, pela última rodada da primeira fase da competição.
Depois do empate em 1 a 1 com o América-MG, no último domingo (13), a equipe sub-20 do Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16). Em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última da primeira fase, os Garotos do Ninho vão receber o São Paulo para buscar a liderança disputada com o rival Vasco.
O confronto está marcado para as 15h, na Gávea, e o Rubro-Negro precisa além da vitória, torcer para o Cruzmaltino não vencer o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O Flamengo é o segundo colocado na tabela com 40 pontos, enquanto o Vasco tem 42. Em caso de vitória rubro-negra e empate no jogo entre cariocas e mineiros, o Flamengo ficaria em primeiro lugar pelo saldo de gols. O Corinthians está em terceiro, com 38, ainda podendo subir uma posição na rodada derradeira.
Comandado pelo treinador Maurício Souza, o Mais Querido chega para o confronto contabilizando doze vitórias, quatro empates e duas derrotas. Além disso, a equipe tem o melhor ataque da competição, somando até o momento 36 gols marcados.
Já o adversário oscilou muito no campeonato e não conseguiu ficar entre as melhores posições. Apesar disso, o São Paulo chega na última rodada no 6º lugar, disputando com outras equipes uma vaga na próxima fase. Em sua campanha são nove vitórias, três empates e seis derrotas, totalizando 30 pontos – com um empate, a classificação está garantida.
Sistema de disputa
Após o término da primeira fase, os oito melhores colocados se enfrentaram no sistema olímpico (1º x 8º; 2º x 7º), com os jogos eliminatórios, em partidas de ida e volta. Em seguida, serão realizadas as semifinais e finais, também com partidas de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão sempre aos clubes com melhores campanhas.
Título nacional na base
Os Garotos do Ninho da equipe sub-20 são grandes favoritos para a conquista inédita para o Flamengo nesta categoria. Além disso, podem repetir o feito já comemorado pelo sub-17, que neste ano foram os campeões sobre o Corinthians, sendo os primeiros nas categorias de base rubro-negra a vencerem o Brasileirão organizado pela CBF.
Ainda em disputa em outras competições, o Flamengo jogará a finais do Estadual e da Taça OPG, antes das quartas de finais do Brasileirão, ambas contra o Vasco.
Provável escalação
Na última rodada, o técnico Maurício Souza mandou a campo um time formado por: Hugo Souza, Matheus França, Chicão, Natan e Ramon; Matheus Alves, Luiz Henrique e Yuri Oliveira; Yuri César, Wendel e Guilherme Bala. Poucas mudanças devem acontecer para a partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira (16).
Jornalista carioca formado pela FACHA, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e repórter fotográfico.