Flamengo sofre gol no último minuto, perde para o Fortaleza e deixa Brasileirão Sub-20
O Flamengo encerrou sua passagem no Brasileirão Sub-20. Os Garotos do Ninho campeões mundiais perderam para o Fortaleza por 1 a 0 com gol no último minuto, nesta quinta-feira (29), na Gávea, e deixam a competição na fase de quartas de final. O Rubro-Negro é o atual campeão e fazia campanha para tentar defender o título.
Sem Shola, lesionado, Filipe Luís escalou a base do time campeão mundial no último sábado (24). O início de jogo deu sinais de domínio rubro-negro, mas a forte defesa do Fortaleza, melhor da competição, prevaleceu na primeira etapa. O segundo tempo já foi muito diferente. A equipe sentiu muito a parte física, viu o rival chegar no gol de Lucas Furtado repetidas vezes e foi derrotado com gol no último minuto.
➕ Atuação de Matheus Cunha em Bahia x Flamengo repercute
É importante destacar também as decisões ruins de Filipe na partida. O treinador fez substituições que não funcionaram na segunda etapa e não conseguiu reorganizar a equipe. A equipe passou a atuar com três zagueiros e mudou esquema no meio-campo, o que não deu certo e tirou todo o domínio que o time tinha na primeira etapa. Apesar de tentar resolver, o indicativo de cansaço já era visível nos atletas.
Como foi Flamengo x Fortaleza pelo Brasileirão Sub-20
A expectativa do time rubro-negro dominar a posse de bola e ter um grande volume de atletas no campo adversário se confirmou logo nos primeiros minutos. Com uma formação com menos velocidade e mais jogadores técnicos, Filipe Luís montou esquema que permitiu ao Flamengo ter o controle do ritmo de jogo e impedir os contra-ataques do Fortaleza nos primeiros 10 minutos.
O jogo, no entanto, ainda estava morno e com poucas chances claras até os 25 minutos. Foi nesse momento que Adriel recebeu na entrada da área e finalizou forte, mas chute explodiu na trave. Ainda assim, o lance aumentou o ímpeto de ambos os times.
Aos 35 minutos, foi o Fortaleza que chegou com perigo e só não abriu o placar por ótima defesa de Lucas Fortunato. E a resposta foi logo na sequência. Caio Garcia fez ótimo lançamento para Wallace Yan, que partiu com a bola dominada em direção ao gol, mas foi atrapalhado por ótima recuperação de zagueiro rival. Em seguida, Guilherme finalizou com perigo e a bola passou perto da trave adversária.
2º tempo
O segundo já começou mais animado, muito pela necessidade de ambos os times marcarem gol para avançarem na competição. E o Fla por pouco, muito pouco, não precisou correr atrás do resultado na reta final.
Aos 25 minutos, o Fortaleza emplacou um ótimo contra-ataque de três jogadores conta dois defensores rubro-negros. A primeira finalização parou em ótima intervenção de Lucas e, no rebote com gol aberto, Landerson acertou o travessão em cheio. Pouco depois, dando sinais de sentir fisicamente, o Mengo precisou de seu goleiro novamente para impedir gol de Landerson.
Foram sucessões de lances de perigo do Fortaleza e um Flamengo que parecia assustado com a melhora do rival. Entre os 25 e 34 minutos da segunda etapa, o time nordestino finalizou cinco vezes de dentro da área rubro-negra, duas delas com o goleiro já caído.
A dificuldade de marcar e uma leva melhora da equipe nos minutos finais dava a sensação de disputa de pênaltis na Gávea. Entretanto, na quarta jogada de um atacante cara a cara com o goleiro rubro-negro, Kauê Canela fez o gol aos 50 minutos e garantiu a vitória do time visitante.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.