Flamengo será forçado a jogar de outra maneira por causa de Gerson, dispara Eugênio Leal

Atualizado: 09/06/2025, 19:19
eugênio leal critica flamengo na libertadores

Próximo de se transferir ao Zenit-RUS, o Flamengo pode sofrer muito com a perda de Gerson para o segundo semestre. Pilar do time de Filipe Luís, o Coringa pode deixar uma lacuna no elenco, que deve forçar o clube a mudar sua maneira de jogar, segundo o jornalista Eugênio Leal.

➕ Histórico mostra que multa rescisória de Gerson está acima do mercado em janelas recentes

Para o comentarista, Gerson hoje é tão fundamental para o Flamengo, que o impacto de sua saída será enorme, exigindo que Filipe Luís altere o esquema de jogo.

"Fará muita falta ao Flamengo. Ele é um jogador fundamental pro Flamengo hoje. A saída do Gerson, caso se confirme, impacta muito, vai forçar o Flamengo a jogar de uma outra maneira", disparou o jornalista.

Eugênio Leal afirma que muito do jogo de Filipe Luís passa pela polivalência de funções do Gerson dentro da partida.

Ou seja, desde a armação até a defesa, tudo passa pelo Coringa, que seria como o motor desse esquema de Filipe Luís.

"Porque o desenho de jogo do Filipe Luís passa pela capacidade que o Gerson tem de fazer essas funções, de ser o cara da direita, que vira um meia, mas que, ao mesmo tempo, volta pra marcar, que fecha do outro lado se preciso, sem fazer substituição", declarou.

O Flamengo deve ir ao mercado, mas dentro do elenco, aquele que deve ser o substituto natural do camisa 8 é Luiz Araújo, meia-atacante que vem pedindo passagem no time titular.

Gerson é um jogador único

Dentro desse contexto de procurar um substituto para Gerson, Eugênio Leal avalia que será muito difícil para o Flamengo encontrar tal peça.

O jornalista avalia que Gerson é único, sendo um jogador com características muito específicas que mesmo chegando perto, ainda assim fariam com que Filipe Luís mudasse o esquema de jogo.

"O Gerson é um jogador, que até me perguntaram ontem: 'Eugênio, você olhando o futebol sul-americano, quem você acha que poderia ser uma boa opção pro Gerson?'. Cara, o Gerson é um jogador único. São características muito específicas. É difícil você encontrar um jogador com as características do Gerson", afirmou Eugênio.

Um nome que surgiu no radar do Flamengo e até pode servir como um substituto, embora não seja exatamente a mesma função, é Carrascal.

O meia colombiano negocia com o Flamengo, mas caso de fato seja contratado, será somente para depois da Copa do Mundo de Clubes.

Eugênio Leal compara Gerson com Neymar

Comentando sobre a eminente saída de Gerson do Flamengo, Eugênio Leal comparou a condução de carreira do camisa 8 do Flamengo com a de Neymar.

Segundo o comentarista, a forte influência do pai nas decisões da carreira de Gerson, lembram a maneira com que Neymar e seu pai, tamém empresário, interfere em momentos chaves.

"O Gerson tem uma situação, que de alguma forma se assemelha a do Neymar. Porque quem cuida da carreira dele é o pai, o Marcão. E o Marcão tem falado muito, desde o início do ano, que o Gerson abriu mão de dinheiro pra jogar no Flamengo, que tinha um salário baixo comparado com o Flamengo. O Flamengo chamou o Gerson, renovou o contrato dele e estabeleceu essa multa, que é de 25 milhões de euros", relembrou.

Dessa forma, a "conivência" do Flamengo com a venda de Gerson, segundo Eugênio Leal, passa muito por essas atitudes de Marcão, que podem ter desgastado uma relação com o clube no qual o filho demonstra tanto amor.

"De certa forma, acho que o Flamengo deve estar meio cansado dessa relação do pai do Gerson, que fica reclamando o tempo inteiro do clube, que acha que não tá bom, que quer sair, que solta informações. Então, estabelecendo um paralelo, é o pai do jogador de novo ali", afirmou o jornalista.

Assim, Eugênio questiona até que ponto Gerson de fato quer partir rumo ao Zenit, ou se Marcão, pai do jogador, tem interferência direta no negócio.

"Não sei até que ponto o Gerson tem realmente esse interesse, essa vontade. É um cara que sempre demonstra muito amor, muito carinho pelo Flamengo. Mas o staff dele, que mais uma vez se faz representar através do pai, tem tido uma postura difícil nos bastidores", analisou.

O Zenit deve pagar a multa de Gerson avaliada em 25 milhões de euros, cerca de R$ 158,7 milhões. O meia, no entanto, só deve deixar o Fla após a disputa da Copa do Mundo de Clubes.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.