Flamengo será chave para Shopee combater pirataria, explica dirigente

15/01/2025, 15:17
Escudo do Flamengo ao lado da logo da Shopee

Diretor de Marketing do Flamengo, Marcos Senna fez a apresentação do contrato de patrocínio com a Shopee antes da votação do Conselho Deliberativo, nesta terça-feira (14), que aprovou o vínculo. Um dos questionamentos dos sócios presentes e de rubro-negros nas redes sociais é a associação com uma plataforma que tem produtos piratas do clube à venda, e o dirigente explicou que a parceria também prevê o combate aos artigos não oficiais. 

O MundoBola Flamengo teve acesso à explicação do diretor na íntegra e detalha como será feita essa restrição. Ele começou explicando que o Mercado Livre, que deixa a parte de trás da camisa, também era conhecido pela venda de camisas e outros produtos falsificados do Rubro-Negro. E foi a partir do patrocínio, com um espaço oficial dentro da plataforma ao Fla e benefícios aos lojistas, que a empresa passou a ser reconhecida como um local seguro para a compra de artefatos do clube. 

Analista destaca valências de Jorginho e afirma: 'Extraclasse'

Além do contrato com o Flamengo, a empresa asiática negocia com Adidas, Nike e outras grandes marcas mundiais para também criar lojas oficiais dentro do site e do aplicativo. Parte da estratégia para mudar esse visão de comercialização de produtos não oficiais.

"A Shopee está mais ou menos na situação que o Mercado Livre estava usando antes. E a Shopee está numa situação que ficou tão grande que o objetivo dela de comunicação é justamente agora tirar o estigma que ela tinha. Então, ela está fazendo negociações com a Adidas, com a Nike. Marcas reconhecidas no Brasil e no mundo que eles já fecharam contratos para vender na Shopee", iniciou Marcos Senna, antes de completar: 

"Por que eles fazem questão de ter todas essas marcas e estão construindo mais? Porque eles querem mostrar para o mercado que nós somos uma empresa de produtos oficiais."

É nesse processo que entra o Flamengo. A transferência da loja do Mercado Livre para a Shopee vai naturalmente aumentar a circulação de produtos oficiais na plataforma. O que vai contribuir para essa mudança planejada pela empresa, além de cláusula no contrato que obriga o combate à pirataria. 

"Enxergam o Flamengo como uma marca forte, a gente sabe quem a gente é: sólida, tradicional, tudo isso que a gente sabe. Mas uma marca que contribui para a estratégia deles de mostrar para o mercado que agora nós somos oficiais. E agora a gente vai vender produtos oficiais. Tem um item no contrato que fala dos melhores esforços possíveis para eles também coibirem a estratégia", disse o dirigente. 

Flamengo tem contrato com empresa de monitoramento 

Por fim, Marcos Senna explicou que o Flamengo tem acordo com a maior empresa de monitoramento de produtos piratas da América Latina. Serviço que estava à disposição do Mercado Livre e agora passará para a Shopee. 

"Nós temos contratado com a gente a maior empresa da América Latina de monitoramento de produtos piratas. Sempre tivemos isso. A gente tem uma engrenagem muito grande, inclusive, com a empresa, com o escritório jurídico, e com o braço online, com uma inteligência artificial que fica derrubando. A Shopee vai passar a ser nosso parceiro. Então a Shopping vai passar a ter a nossa máquina trabalhando muito forte com eles."


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.