Flamengo foi à final em 4 das 5 vezes que disputou a semi da Copinha
Nesta segunda-feira (22), o Flamengo entra em campo em mais um jogo decisivo da Copinha. Os Garotos do Ninho enfrentam o Cruzeiro pela semifinal do torneio mais importante da base. Para superar os mineiros, o Mengão conta com um retrospecto quase impecável a seu favor.
O Flamengo esteve em cinco semifinais de Copinha em 54 edições da competição. Apenas uma vez o Rubro-Negro saiu com a derrota e não avançou para a grande final. Além disso, sempre que o Fla superou seu adversário na semi, terminou o torneio com o troféu.
➕ Conheça Wallace Yan, destaque do Flamengo na Copinha
Relembre todas as semifinais do Flamengo na Copinha.
2018: Flamengo 3×2 Portuguesa
Há seis anos atrás, o Flamengo encarou a Portuguesa na Copinha. Para carimbar a vaga na final, os Garotos do Ninho precisavam superar a Lusa em jogo único, no Canindé. E o Mengão contou com uma noite iluminada de Vitor Gabriel. Primeiro, a Portuguesa abriu o placar logo nos primeiros minutos. O centroavante marcou em seguida para deixar tudo igual no placar.
A virada do Flamengo foi com gol de Luiz Henrique, que contou com assistência de Vitor Gabriel. O atacante, que hoje está no Gangwon da Coréia do Sul, ainda fez o terceiro para não restar dúvidas da classificação rubro-negra. Na final, o Rubro-Negro bateu o São Paulo para ficar com o quarto título na Copinha.
2016: Flamengo 2×1 América-MG
Já na campanha do tri, o Flamengo encarou o América Mineiro na semifinal de 2016. Novamente, os crias do Ninho começaram atrás no marcador com um gol relâmpago. Matheusinho abriu o placar para o América aos 3 minutos de jogo. Mas o Mengão não deixou se abater. Logo aos 12′, Trindade, atualmente no Vitória, acertou um chutaço de fora da área.
A virada aconteceu com Lucas Paquetá, que na época tinha apenas 19 anos. O craque do West Ham colocou o Flamengo na decisão e levantou a taça nos pênaltis contra o Corinthians.
2011: Flamengo 0(3)x(0)0 Desportivo Brasil
Em 2011, a classificação foi mais sofrida. O Flamengo só conseguiu bater o Desportivo Brasil na semifinal da Copinha nos pênaltis. A partida aconteceu também no dia 22 de janeiro, ou seja, há exatos 13 anos.
Após um 0 a 0 tenso no tempo regulamentar, restavam as penalidades. O Desportivo perdeu todas, enquanto o Mais Querido converteu com Adryan, Anderson e Frauches, suficiente para carimbar vaga na decisão. Diante do Bahia, o Mengo venceu por 2 a 1 e se consagrou bicampeão da base.
1998: Flamengo 1×4 Ponte Preta
A semifinal da Copinha 1998 é a única, até então, com fim triste para o Rubro-Negro. O Rubro-Negro ia bem na Copa São Paulo, chegando a golear o Goiás na fase anterior. Mas na semi, a Ponte Preta saiu com a melhor e atropelou o Flamengo por 4 a 1. Já na disputa do terceiro lugar, o Fla foi novamente superado, dessa vez pelo Cruzeiro.
1990: Flamengo 3×0 Internacional
Na campanha do primeiro título do Flamengo na Copinha, o time deixou grandes equipes para trás. Uma delas foi o Internacional, na semi. O Rubro-Negro não deu chance para os gaúchos e fez 3 a 0 no Canindé.
Contudo, na decisão, o Flamengo não teve vida fácil. Enfrentou a Juventus-SP e conseguiu o triunfo com um placar simples de 1 a 0, com gol de Júnior Baiano. Posteriormente, Júnior viria a se tornar o zagueiro com mais gols pelo profissional do Mengão, ao lado de Juan.