A CBF paralisou o Brasileirão por duas rodadas em função do desastre natural que ocorre no Rio Grande do Sul. O Flamengo foi um dos cinco clubes contrários à decisão. Contudo, além de atender pedido da maioria que cita solidariedade, a decisão abre semana livre para o Rubro-Negro realizar treinamentos depois de dois meses de maratona.
A decisão da entidade suspende clássico contra o Vasco deste sábado, mas ainda não se aplica para a Copa do Brasil. Portanto, após enfrentar o Bolívar, pela Libertadores, o próximo jogo do Flamengo será a volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Amazonas FC, na próxima quarta-feira (22), na Arena da Amazônia.
➕: João Souza esbanja confiança antes de Atlético-MG x Flamengo no Brasileiro Sub-20
A última vez que a comissão técnica de Tite teve uma semana ou mais para treinar a equipe foi entre a semifinal e final do Carioca, de 17 a 29 de março. Desde então, o Flamengo passou a jogar a cada três dias em média e o foco dos treinamentos passa a ser principalmente a recuperação física dos atletas.
Depois de período de pressão, que só vai ser totalmente amenizado em caso de vitória nesta quarta sobre o Bolívar, o treinador terá tempo para fazer ajustes que julgue necessários na equipe. O time passou por sequência de pelo menos seis jogos apresentando muita dificuldade na criação de jogadas e, após melhora contra Corinthians, a expectativa é que time retome boa fase do início do ano.
Um desses jogos ruins foi justamente contra o Amazonas FC, que a equipe deixou Maracanã vaiada mesmo com vitória por 1 a 0. Resultado que dá vantagem do empate para o jogo da volta, mas desejo da torcida é que time aplique domínio esperado contra time da Série B.
Paralisãção da Copa do Brasil depende de debate com outros clubes
A CBF decidiu paralisar só o Brasileirão e mantém os jogos da Copa do Brasil, categorias de base e femininos, com exceção logicamente dos que envolvem times do Rio Grande do Sul. Entretanto, a paralisação do torneio mata-mata ainda pode acontecer.
De acordo com informação do jornalista Diogo Dantas, do O Globo, a pausa da Copa do Brasil depende da adesão de outras equipes. Afinal, 32 equipes seguem na disputa do torneio, sendo 13 que não são da Série A.
A decisão, no entanto, é improvável no momento. Os clubes precisam se manifestar através de suas federações, o que não aconteceu até aqui. Vale lembrar que Grêmio, Internacional e Juventude seguem na competição, os dois últimos inclusive se enfrentam na terceira fase.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.