Flamengo se reforça; saiba quando os novos jogadores poderão atuar em cada competição
O Flamengo segue em busca de reforços para a janela de transferências de meio de ano. Por isso, Everton Cebolinha chegou do Benfica e já está treinando no Ninho do Urubu. Arturo Vidal, que saiu da Inter de Milão, deve ser anunciado nos próximos dias.
Entre especulações bem como noticias confirmadas, o Flamengo está atrás de mais um volante, um atacante de velocidade e um lateral direito. A cada novo anúncio, entretanto, os torcedores do Flamengo se perguntam quando os jogadores poderão jogar.
Leia Mais: Flamengo desiste de contratar o atacante Luis Henrique, que está na França
O Mundo Rubro Negro foi atrás das informações. Para começar, nenhuma contratação de meio de ano de clube brasileiro poderá atuar antes de 18 de julho. Isso porque essa é a data de abertura da janela de inscrições, que fecha em 15 de agosto. Essas datas são determinadas pela CBF.
Nos demais países sul-americanos, os jogadores contratados já estão atuando. É por esse motivo que o lateral direito Isla saiu do Flamengo em 18 de junho e estreou no Universidad Católica em 26 de junho. Veja as datas das janelas nos países da Conmebol.
Cada competição tem sua regra própria de inscrição
Os clubes brasileiros precisam obedecer as datas da janela de inscrição. Além disso, precisam respeitar as regras de cada competição que disputam. No caso do Flamengo, a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro têm regras específicas,
Campeonato Brasileiro Série A
Os clubes podem inscrever atletas que atuaram em seis jogos ou menos por outro clube da mesma série. Cada jogador só pode atuar em dois clubes por temporada. A CBF considera que o atleta atuou em um jogo quando ele entra em campo no início ou no decorrer da partida.
Para 2022, atletas podem ser inscritos até 15 de agosto. Por isso, Cebolinha e Vidal (se confirmado), por exemplo, poderão atuar contra o Juventude, em 20 de julho, no Maracanã.
Copa do Brasil
A competição de mata-mata também obedece às datas para a inscrição dos jogadores, entre 18 de julho e 15 de agosto. Sendo assim, os reforços do Flamengo só poderão atuar caso o time se classifique para as quartas de final, que estão marcadas para 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08.
Além disso há regras específicas. Nenhum clube pode inscrever atletas que já atuaram por outro clube na mesma edição da Copa do Brasil.
Copa Libertadores
No caso da competição internacional, os clubes brasileiros precisam respeitar os limites para incrições em cada fase. Para as oitavas de final, o Flamengo trocou cinco nomes entre os 50 inscritos para a primeira fase. Saíram Bruno Henrique, Renê, Isla, Ramon e o jovem goleiro Bruno.
Entraram cinco jovens da base: Diego, Richard, Dyogo, Jean Carlos e Iago. Na Libertadores, atletas que atuaram na primeira fase por um clube podem atuar em outro clube nas fases de mata-mata. Para as quartas de final, caso passe, o Flamengo poderá fazer mais três trocas, que hoje seriam Cebolinha, Vidal e mais um contratado. Mais três trocas poderão ser feitas em caso de classificação para as semifinais.