Flamengo se isola nas negociações para transmissões internacionais

Insatisfeita com o acordo firmado no ano passado, a nova diretoria do Flamengo segue em desacordo com a Libra na tentativa de contratos mais favoráveis para o Rubro-Negro. A primeira ação nesse sentido foi comunicar ao grupo que não participará da coalizão com os times da Liga Forte União para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão para o exterior e pretende se lançar ao mercado sozinho.
➕ Lesionado, meia do Vasco é dúvida para clássico contra o Flamengo
O presidente Luiz Eduardo Baptista entende que o Flamengo é o único clube que vai perder dinheiro no atual contrato da Libra para a transmissão dos jogos, assinado com a Rede Globo. A projeção aponta para uma redução de aproximadamente R$ 100 milhões com o fim da cota mínima garantida que estava presente no acordo anterior. E a estratégia para amenizar esse prejuízo é negociar os direitos internacionais de forma isolada. A informação é do jornalista Gilmar Ferreira, do 'Extra'.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A diretoria do Flamengo está insatisfeita com os atuais valores por se tratar o clube de maior audiência e torcida do país. A presença do Fla foi fundamental para o acordo de R$ 1,3 bilhão da Libra com a Globo, mas ainda assim será o único prejudicado. Dessa forma, o entendimento é que terá mais liberdade e menos prejuízos se negociar o direito de transmissão dos seus 19 jogos como mandante no Brasileirão para o exterior sozinho.
Vale destacar que essa uma promessa de Bap durante a campanha para a presidência do Mengão: “Buscar parceiro estratégico para a transmissão de nossos jogos fora do país por meio do sinal limpo recebido pelo contrato de transmissão”. O comunicado, contudo, não agradou aos outros dirigentes que compõem a Libra.
Os outros clubes da Série A devem seguir o plano de negociação conjunta mesmo sem o Rubro-Negro. Serão oito clubes da Libra: Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Vitória e Santos. Somados aos 11 representantes da LFU na elite do Brasileirão: Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
Flamengo promove reformulação na Fla TV
Parte da estratégia de comercializar os direitos internacionais sozinho pode estar relacionada com as mudanças feitas na Fla TV. O clube contratou do narrador João Guilherme e tentou acordo com o repórter Tino Marcos, mas o jornalista recusou a oferta. Movimentos que indicam o objetivo de ampliar a gama de transmissões do canal oficial do clube. A diretoria ainda busca um repórter de renome.