Flamengo e São Paulo são punidos por uso de artefato de fogo na Copa do Brasil
Flamengo e São Paulo receberam punições após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (20). O encontro do órgão autônomo aconteceu de forma remota e visava julgar a entrada de sinalizadores no Morumbi, por parte da torcida flamenguista.
Com maioria dos votos, o Mais Querido foi multado em R$ 3 mil pelo uso de sinalizadores por parte dos torcedores. Enquanto isso, o São Paulo recebe multa de R$ 500, pela má vistoria e entrada dos artefatos em seu estádio.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
O jogo aconteceu no dia 24 de agosto, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. O Flamengo venceu por 3 a 1, mas o jogo foi paralisado aos 13 minutos por conta do uso de sinalizadores na torcida do Flamengo. A súmula do jogo consta o ocorrido: “Por 20 segundos em virtude de sinalizadores acesos no espaço destinado à torcida do Flamengo”, que fez com que o STJD denunciasse as equipes.
Além disso, na sessão remota, o Subprocurador-geral Gustavo Silveira foi quem pediu o enquadramento dos clubes no artigo 213 do CBJD, que prevê repressão para com a desordem nos estádios de futebol do Brasil. O mandatário justificou:
“A prova de vídeo corrobora com o que o árbitro narrou na súmula. Cabalmente proibido, vedado e não vejo maiores dificuldades na punição do artigo 213 pelo Flamengo. Por sua vez o São Paulo é tão responsável quanto, uma vez que é o mandante e permitiu que os artefatos entrassem no estádio. Não houve identificação do indivíduo e não há previsão da excludente do parágrafo terceiro e peço a condenação de ambos os clubes no artigo 213”, explica.
Advogado do Mais Querido pede absolvição pelo episódio na Copa do Brasil entre Flamengo x São Paulo
Michel Assef Filho, que representou o Flamengo no caso, alegou que o clube pouco pode fazer em partidas fora de casa e salientou as campanhas do time contra o uso de sinalizadores. Isso porque o caso ainda pode chegar ao Pleno e, por isso, o advogado quer o clube absolvido do ocorrido em Flamengo x São Paulo.
“Trouxemos o vídeo para demonstrar que o caso ocorreu. É uma questão muito complicada. A gente entende a posição da Justiça Desportiva em condenar, mas é muito difícil o Flamengo fazer algo além em um jogo em que é visitante. O clube faz campanhas. Não vi a paralisação e não houve gravidade. Ouso pedir a absolvição do Flamengo”, diz.