Flamengo enfrenta Sampaio Corrêa pela 1ª vez; saiba mais sobre o clube

31/01/2024, 10:29
Sampaio Corrêa foi campeão da Série A2 do Carioca em 2023

Flamengo x Sampaio Corrêa é uma partida inédita. As equipes jamais se enfrentaram e isso vai acontecer pela primeira vez na noite desta quarta-feira (31), às 21h30 (Horário de Brasília), em Belém. O clube está jogando alguns jogos longe do Rio de Janeiro e desta vez é o Mangueirão que será pintado de vermelho e preto. É a chance dos rubro-negros paraenses se encontrarem com seus ídolos.

Por ser um adversário inédito, é comum que muitos torcedores não conheçam o clube. Até porque se trata de uma equipe pequena e nova. Por isso, o Mundo Bola traz detalhes sobre o clube e explica quem é o adversário do Flamengo.

➕Flamengo x Sampaio Corrêa: horário, onde assistir e provável escalação

O clube foi fundado apenas em 2006, em Saquarema, por Lourival Gomes. Mas recebeu o nome do distrito de Sampaio Corrêa. Foram muitos anos disputando as divisões inferiores e só agora a equipe vai jogar a Série A do Carioca.

Para isso, precisou vencer o Olaria na decisão da Série A2, em 2023. A competição representa a segunda divisão do Estadual. O clube conseguiu vencer por 3 a 1 e ficar com o título. Por isso, hoje pode enfrentar o Flamengo, um dos principais clubes do país, após conseguir o acesso.

Time subiu para a elite antes, mas foi prejudicado por regulamento

Mas o Sampaio Corrêa já conseguiu o acesso antes. O problema foi o regulamento da época, que fez o time se dar mal. Em 2020, a equipe foi vice-campeã da Série B1, que atualmente é a Série A2. Basicamente, a segunda divisão do Estadual. Mas em 2021, ainda existia a Seletiva, que era a fase preliminar do Carioca. Apesar de subir em campo na segundona, o time precisava passar pela preliminar.

Foi o último ano da regra e a fase não existe mais. Ao subir vencendo a segundona do Carioca, o Sampaio Corrêa se garantiu na fase principal do Carioca. Mas em 2021, foi o Nova Iguaçu quem avançou, fazendo com que o Sampaio Corrêa voltasse para a segunda divisão.

Entre seis clubes, o Sampaio Corrêa ficou em terceiro lugar. Mas apenas o primeiro colocado avançava para, de fato, entrar na elite do Cariocão e enfrentar os maiores clubes do estado. Com o jogo contra o Flamengo, nesta quarta (31), o time de Saquarema vive uma reparação histórica.

Ex-Botafogo, atacante Elias é um dos heróis do Sampaio Corrêa

Uma figura conhecida tem forte história com o Sampaio Corrêa. O atacante Elias, que jogou no Botafogo com Seedorf, atuou no Sampaio Corrêa em 2009. Já com 27 anos e sem engrenar na carreira, o personagem havia desistido do futebol. Assim, passou a trabalhar em uma usina de cana-de-açúcar em Cardoso Moreira. No entanto, chegou o convite do Sampaio Corrêa.

Elias não se animou e acreditava não conseguir mais jogar depois de tantas frustrações. No entanto, sua mãe apoiou a ideia e o atacante topou atuar na terceira divisão. Em 2009, o clube venceu a Série C do Estadual e o jogador marcou 20 gols, sendo o artilheiro e se destacando. Isso fez com que rodasse por outros clubes, como Resende, Madureira, Bahia e até na China. Mas foi em 2013 que formou dupla de ataque com Seedorf no Botafogo.

O artilheiro voltou ao Sampaio Corrêa e se tornou um dos heróis do acesso. Isso porque, na final contra o Olaria, em 2023, o jogador marcou um dos gols da vitória por 3 a 1.

Sampaio Corrêa investiu no clube após acesso

Para jogar a primeira divisão, o clube resolveu investir em sua estrutura. Desde que subiu, o clube aproveitou as férias dos jogadores para aumentar o estádio e o CT do Sampaio Corrêa. Binho, diretor de futebol do clube, falou ao GE sobre o assunto ainda em outubro e disse tentar fazer com que não falte nada ao time em suas dependências.

“Falo com todo respeito e modéstia: um dia, um pequeno vai ser campeão. Na nossa estrutura falta alguma coisa? Falta. Mas a gente tenta não deixar faltar. A gente só tem melhorado. Quando você passa na área rural, pensa uma coisa. Mas quando chega aqui, vê outra”, disse.

Rômulo é um dos filhos do fundador Lourival Gomes e toca o clube com seus irmãos. Apesar de pequeno, o clube tem certa saúde financeira e nunca atrasa salários. Esse é um dos segredos para que a equipe de Saquarema tenha sucesso. Rômulo já chegou a vender um carro de uso próprio para conseguir pagar salários de atletas em certa altura.

“Somos como família. Estamos sempre perto e você acaba criando vínculo maior de proximidade com os jogadores. Eu costumo falar que aqui é um clube de classe média. Não um milionário, mas classe média”, disse orgulhosamente.


Partilha