A contratação do atacante Carlinhos, do Nova Iguaçu, vai acabar com uma marca que já dura 26 anos no Flamengo. Antes do vice artilheiro do Campeonato Carioca de 2024, a última vez que o Mengão contratou um atacante que se destacou em time pequeno do Rio de Janeiro foi há 26 anos, em 1998.
Na ocasião, o Flamengo chegou em acordo com o Friburguense para contratar o atacante Vinícius de Abreu no meio do ano. Revelado pela Portuguesa-RJ, o atleta tinha tido uma experiência sem sucesso no Palmeiras e não conseguiu se firmar no Criciúma, o que o fez retornar ao futebol carioca aos 25 anos tentando recuperar boa fase. E o resultado foi ainda melhor do que esperava.
➕: Zé Elias exalta Tite e aponta fim de ‘Arrascadependência’ no Flamengo
Após fase preliminar e Taça Guanabara de destaque pelo Friburguense, Vinícius acertou sua ida para o Flamengo no meio da temporada de 1998. Ponta-direita no início da carreira, o atleta fez dupla de ataque com Romário em muitos jogos e permaneceu atuando como centroavante pelo restante de sua carreira.
Sua passagem, no entanto, durou apenas até o fim da temporada em função da média baixa de gols. Assim como praticamente todo o time, Vinicius não conseguiu ter bons números e faz parte de temporada decepcionante. Ele atuou em 14 jogos com o Manto entre junho e dezembro de 98 e marcou apenas quatro gols.
Mas vale destacar que o atleta voltou a atuar em times de maior expressão e teve crescimento na carreira após curta passagem no Fla. Ele deixou o Mengão para assinar com o Bahia, passou por breve período na Série C com o Fluminense, mas logo voltou ao destaque e assinou com o Fortaleza. Foi no clube cearense, aliás, que teve seu melhor desempenho e foi artilheiro da Série B em 2002.
Carlinhos vai custar R$ 3,2 milhões aos cofres do Flamengo
A contratação de Carlinhos já foi confirmada por Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e o atleta vai custar 600 mil euros (R$ 3,2 milhões) ao Flamengo. Com oito gols no Carioca até aqui, o atleta vai se apresentar oficialmente após as finais do Estadual, onde é adversário do Fla pelo Nova Iguaçu.
O centroavante certamente deseja trajetória mais duradoura e goleadora do que Vinícius de Abreu, mas certamente parte da história do ex-Flamengo pode servir de inspiração. Afinal, em um time que tinha nada mais nada menos que Romário, o atacante vindo do Friburguense conseguiu conquistar seu espaço.
A contratação do atacante dá profundidade ao elenco rubro-negro em ano de calendário apertado, principalmente em função da Copa América. Entretanto, segundo o presidente Rodolfo Landim também está relacionada com risco de Gabigol não ter sucesso em recurso contra suspensão de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping.